Ouvindo...

O dia depois do temporal: Grande BH ainda tem bairros sem energia, aponta Cemig

Temporal de quarta-feira (17) derrubou árvores sobre a rede elétrica e ventania atingiu 78 km/h; serviço deve ser normalizado até o fim do dia

Energia ainda não voltou em diversos bairros de BH

Na manhã desta quinta-feira (17), moradores das regiões do Barreiro, Pampulha e nordeste ainda sofrem com a falta de energia em Belo Horizonte. O problema começou na tarde de quarta (16), quando um temporal alagou vias, destelhou casas e fez com que o Corpo de Bombeiros recebesse 351 chamadas de quedas de árvores.

Segundo a Cemig, na Grande BH ainda há consumidores sem energia em Santa Luzia, Betim e Nova Lima. Em BH, conforme a companhia de economia mista, “há um volume maior de atendimento” nestas regiões por conta da chuva de granizo acompanhada por raios e ventos de até 78 km/h.

“Além das descargas atmosféricas e do granizo, a principal causa dos desligamentos foram quedas de árvores de grande porte, bem como objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos, que provocaram quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos. Estes serviços, que representam maior risco à população, estão sendo priorizados”, afirma a Cemig, em nota.

A maior parte dos clientes que ficou sem luz por até 15h já teve o serviço normalizado até o início da manhã. São 600 profissionais da Cemig atuando nas ocorrências.

“As equipes vão continuar trabalhando nas ocorrências mais complexas, como retirada das árvores sobre postes e cabos, e a previsão é que todos os clientes afetados tenham o fornecimento normalizado até o fim do dia”, conclui a companhia.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo