UPAs ficam superlotadas e com atendimento demorado às crianças em BH: 'sem previsão, está lotado'
Diante da alta da demanda, a PBH concentrou em três UPAs o atendimento para crianças neste fim de semana. Nova estratégia não funcionou
Mesmo trabalhando com um serviço exclusivo para atendimento de crianças com sintomas respiratórios neste fim de semana, a UPA Norte, que fica no Bairro Novo Aarão Reis, registrou superlotação e demora no atendimento nesse domingo (12).
A reportagem da Itatiaia esteve no local e constatou uma grande fila de espera para atendimentos que, segundo os pacientes, contava com mais de 50 pessoas por volta das seis horas da tarde.
Como a Itatiaia acompanhou, a Prefeitura de Belo Horizonte concentrou em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o atendimento para crianças neste fim de semana, diante da alta da demanda. Ficaram responsáveis pelos atendimentos as UPAs Barreiro, Oeste e Norte. Mães afirmaram que a espera por atendimento passava de seis horas.
A doméstica Divani dos Passos Gonçalves Santos, de 38 anos, levou a filha com otite para a UPA. “Passei na triagem 12h40. Eles falaram que eu poderia dar um remédio porque ia demorar muito pra atender. Eu dei o remédio e ela está tranquila aguardando até agora”, contou. Por volta das 18h10, a criança ainda não tinha sido atendida. “Sem previsão, está lotado. Muita criança”, acrescentou.
Amanda dos Santos Pinheiro, de 25 anos, disse que foi orientada a procurar outra UPA. “Eu cheguei por volta das 16h30 e fui atendida às 17h. 50 crianças estavam na frente. Me disseram para procurar outra unidade, mas estou com um pouco de medo porque está tudo muito cheio”, afirmou.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de BH afirmou que a UPA Norte contava, ontem, com nove médicos, sendo três profissionais responsáveis pelo atendimento às crianças.
A prefeitura também afirma que houve um aumento no número de pacientes com quadros mais graves, o que impacta em um tempo maior de espera para pacientes classificados como não urgentes.
Por fim, a prefeitura da capital conclui dizendo que tem trabalhado para agilizar o atendimento da população e que já colocou em implantação medidas para reduzir o tempo de espera e recompor as equipes médicas das unidades, conforme anunciado na coletiva realizada na última sexta-feira.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria