Ouvindo...

13º dos aposentados: INSS alerta para mensagens falsas sobre pagamento

Pagamento do 13º salário de 2023 foi antecipado e pago nos meses de maio e junho

Aposentados do INSS já receberam o 13º de 2023

O INSS vai acionar a Justiça para retirar de sites e de outras plataformas, como Youtube, informações falsas sobre antecipação do 13º salário de aposentados e pensionista de um exercício para o outro.

Em nota enviada à Itatiaia nesta sexta-feira (1º), o órgão destacou que tem, reiteradamente, desmentido em suas redes sociais informações publicadas em sites e YouTube sobre créditos antecipados. “Avaliamos que tem ocorrido o uso do nome do INSS em informações inverídicas para garantir visualizações. O chamado ‘clic bait’, destaca a nota.

O pagamento do 13º salário de 2023 foi antecipado e pago nos meses de maio e junho deste ano. A antecipação custou R$ 62,6 bilhões e atendeu a 30 milhões de beneficiários. Tradicionalmente, o valor é pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e em novembro.

“Não há essa projeção (para nova antecipação). O 13⁰ salário é creditado em duas parcelas, sendo uma no meio do ano e outra no final. Nos últimos anos foi antecipado para maio e junho. Não houve, até o momento, antecipação de um exercício para outro”, garante.

Têm direito ao 13º salário os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2023. Em razão das notícias falsas, o INSS vai acionar a Justiça para retirar conteúdos inverídicos de sites e outras plataformas, como o Youtube.

“A Procuradoria Federal Especializada já está de posse de endereços eletrônicos para solicitar judicialmente a retirada dessas publicações que utilizam o nome do INSS inadvertidamente”, disse.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.