Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Domingo é de provas do Enade em todo Brasil; são esperados 408 mil estudantes

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h

Arquivo/Agência Brasil

A tarde deste domingo (26) será de provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera 408.037 inscritos. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h e as provas vão começar às 13h30, com encerramento às 17h30.

Para saber o horário, o local de aplicação da prova, além de ter informações sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. O acesso ao documento só é liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante. Quem pediu por tempo adicional e tive o pedido aprovado pelo Inep terá mais uma hora para finalizar a prova.

Documentos

Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto, como: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997; e Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017.

O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também será aceito, assim como a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

Podem ser apresentados, ainda, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

Serão aceitos também os documentos digitais: e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O estudante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto no dia de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo e não possuir documentos digitais poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do dia de aplicação. Nesse caso, será feita uma identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais do participante.

Materiais

A prova deve ser respondida com caneta de tinta preta, fabricada em material transparente. O estudante que solicitou atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações do Caderno de Provas.

Antes de entrar na sala, o estudante deverá guardar, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos desligados, além de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer materiais estranhos à realização da prova.

Também não é permitido ficar com fone de ouvido, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova, conforme previsto no edital do exame. O envelope porta-objetos deve ser mantido, durante todo o período de prova, debaixo da carteira, lacrado e identificado.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação I; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais