Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Gabarito Enem 2023: confira as respostas oficiais de todos os cadernos de questões

Inep divulgou o gabarito oficial do Enem nesta terça-feira (14); confira

Inep divulgou o gabarito oficial do Enem nesta terça-feira (14); confira

Inep divulgou o gabarito oficial do Enem nesta terça-feira

Marcelo Camargo | Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira divulgou nesta terça-feira (14) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2023. Acompanhe aqui quais foram as respostas corretas para os dois dias de prova e todos os cadernos.

Clique aqui para acessar os gabaritos completos!

Abaixo você pode conferir os gabaritos de cada uma das cores de provas do Enem 2023

Gabarito PROVA ROSA do Enem 2023

Gabarito PROVA AZUL do Enem 2023

Gabarito PROVA AMARELA do Enem 2023

Gabarito PROVA CINZA do Enem 2023

Gabarito PROVA BRANCA do Enem 2023

Cadernos para Pessoas com Deficiência

Gabarito PROVA VERDE do Enem 2023 - Dia 1

Gabarito PROVA VERDE do Enem 2023 - Dia 2

Gabarito PROVA LARANJA do Enem 2023 - Dia 1

Gabarito PROVA LARANJA do Enem 2023 - Dia 2

Cálculo da nota

Apesar da quantidade de acertos na prova dar uma noção de como foi o desempenho do candidato no exame, esse não é um referencial fiel sobre o resultado da prova. Essa discrepância entre a quantidade de acertos e a nota pode acontecer porque o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para avaliar os inscritos.

Por isso, mesmo que dois candidatos tenham feito o mesmo número de acertos na prova, não necessariamente terão notas idênticas. A TRI leva em consideração o número de acertos e também a complexidade das questões com acertos ou erros.

Enem 2023

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 foram nos dias 5 e 11 de novembro, em todo o Brasil. Os estudantes fizeram provas de múltipla escolha e também uma redação.

Em todo o país, o exame foi aplicado em mais de 9 mil locais de prova em 1750 municípios nas 27 unidades da federação. Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram nas provas.

O resultado final do Enem está previsto para ser divulgado em 16 de janeiro de 2024.

Quem quiser pedir a reaplicação da prova tem até a próxima sexta-feira, 17 de novembro. As novas provas serão em 12 e 13 de dezembro. As informações estão neste link.

Os resultados do Enem podem ser usados para acesso a instituições de ensino superior públicas e privadas e também para acesso ao Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies.

Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Leia mais