Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Novo ciclone leva tempestades com raios e ventos moderados ao Sul nesta quarta

Principais regiões afetadas serão o norte do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e no extremo-sul do Paraná

Um novo ciclone extratropical se forma nesta quarta-feira (4) no sul do país. São esperadas tempestades com raios e ventos moderados.

Apesar de o fenômeno se formar no alto-mar e não chegar à costa, ele vai influenciar o tempo nos estados da região.

As principais regiões afetadas serão o norte do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina e no extremo-sul do Paraná.

À CNN Rádio, a porta-voz da Climatempo Stefanie Tozzo disse que o fenômeno “servirá de combustível para aumentar a chuva em toda a região”, que tem sido afetada repetidas vezes pelas tempestades.

Somente em setembro, o Sul do Brasil recebeu a influência e impacto de seis ciclones extratropicais.

Na quinta-feira (5), o ciclone se afasta da região e segue em direção ao Sudeste do país, provocando outra frente fria.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo a previsão é de chuvas, com as temperaturas aumentando ao longo da semana. Em contrapartida, no Norte do país “a chuva acontece de maneira irregular”: “O alerta para seca segue no Amazonas”.

Já o Centro-Oeste deve ter tempo firme, com sol e chuva apenas pontual. No Nordeste, a chove no interior da Bahia, Maranhão e Piauí a partir de quarta-feira.

Stefanie Tozzo destacou ainda que a previsão aponta que uma nova onda de calor deve atingir o país na segunda quinzena de outubro.

O afastamento do ciclone da região Sul, na quinta, fará as chuvas cessarem na localidade. O período de estiagem será importante para muitas cidades que ainda estão reconstruindo-se após os recentes alagamentos e suas consequências.

*Publicado por Pedro Jordão, com informações de Amanda Garcia, da CNN

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.
Leia mais