O Centro de Vigilância Epidemiológica confirmou, nesta sexta-feira (16), dois novos casos de febre maculosa no estado de São Paulo. Um deles é de uma moradora de Americana, de 58 anos, que morreu em 8 de junho. De acordo com a vigilância, o caso dela não tem relação com o surto. O local provável de infecção está em investigação. Segundo a prefeitura, a mulher começou a apresentar sintomas no dia 4 de junho.
O outro caso foi divulgado nessa sexta. Trata-se de uma mulher, de 38 anos, que esteve na fazenda no início deste mês, no show do cantor Seu Jorge, e está internada.
Com a confirmação da vítima em Americana sobe para cinco o numero de mortes causadas por febre maculosa no estado de São Paulo.
Sobre os casos suspeitos da doença, e que ainda não foram confirmados, os números chegam a 18: uma mulher de 40 anos, que estava na Feijoada do Rosa, em Campinas; sete pacientes de Jundiaí, sendo que dois estiveram na fazenda em Campinas; quadro pacientes da cidade de Santa Isabel e seis pacientes da cidade de Itupeva, desta cidade, duas pessoas estiveram em eventos na fazenda Santa Margarida.
O exame para a confirmação desses casos compreende duas amostras de sangue, com intervalo de 14 dias entre elas.
Ações de prevenção
Sobre as ações de prevenção as prefeitura de Jundiaí, Itupeva, Santa Isabel e Campinas informaram que realizam, de maneira permanente, trabalho de orientação e esclarecimento a população, e aos moradores que apresentarem os sintomas, devem procurar o atendimento médico imediatamente, informando onde estiveram, independente de ter identificado carrapato ou picada no corpo.
No fina da tarde de sexta, os representantes da Fazenda Santa Margarida emitiram um comunicado informando que entregaram à prefeitura de Campinas o de Plano de Ação de Contingenciamento Ambiental e de Comunicação para Mitigação de Riscos de Parasitismo e Transmissão de FMB.
“Tão logo a Prefeitura aprove as ações, a Fazenda Santa Margarida fará a divulgação dos principais pontos do documento. O objetivo é atender às exigências do parecer técnico bem como de estabelecer diretrizes e medidas preventivas eficazes para garantir a segurança em eventos realizados na Fazenda Santa Margarida.”, informou os representantes.