Ouvindo...

Mortes por febre maculosa: saiba onde foi a festa suspeita de contaminação

Fazenda onde quatro pessoas estiveram antes de morrer é fechada pela prefeitura de Campinas

Vítimas estavam em um evento na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio

As quatro vítimas da febre maculosa — sendo três com o diagnóstico confirmado — estiveram em uma feijoada na Fazenda Santa Margarida na zona rural de Campinas, Joaquim Egídio, a 94 quilômetros de São Paulo. O evento “Feijoada do Rosa” reuniu cerca de 3.500 pessoas no mês passado. Essa é a 22ª edição da festa.

Com isso, prefeitura de Campinas anunciou que a fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.

Leia também: Adolescente de 16 anos é a 4ª morte suspeita de febre maculosa em festa
Instituto confirma que piloto teve febre maculosa; terceira vítima é investigada em São Paulo
Minas Gerais registrou nove casos em 2023; conheça doença que matou piloto e namorada

Nessa terça (14), morreu uma adolescente de 16 com sintomas suspeitos de febre maculosa em São Paulo. O exame que confirma o diagnóstico ainda não saiu.

O caso dela já havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeita de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. No entanto, a família só referiu o evento da Fazenda Santa Margarida, ontem, ao ver a repercussão na imprensa.

O piloto Douglas Costa, de 42, a namorada, a dentista Mariana Giordano, de 36, e uma jovem, de 28, morreram em 8 de junho com quadro de febre, dor no corpo e manchas vermelhas. O Instituto Adolfo Lutz confirmou a causa da morte dos três.

O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença e a prefeitura diz que a configura-se como um surto de febre maculosa.

“Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”, informou a prefeitura.

Nos próximos dias, segundo a pasta, técnicos farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos no espaço.

O que diz a fazenda

O local onde ocorreu o evento informou, por meio de nota, que “toda a documentação da fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este”.

O estabelecimento ressaltou que a responsabilidade pelo controle e prevenção "é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente”.

A “Feijoada do Rosa” disse, por meio das redes sociais, que essa é uma festa tradicional da cidade de Campinas, tendo realizado neste ano a sua 22ª edição, “sendo que nos últimos 10 anos teve como palco a Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas.” Leia a nota completa

Em Minas

Em 2023, Minas Gerais tem nove casos confirmados de febre maculosa, sendo que dois evoluíram para óbito. Ambos na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. Em 2022, foram 27 casos confirmados e seis óbitos pela doença.

O que é febre maculosa?

A febre maculosa é uma infecção causado por uma bactéria do gênero Rickettsia e é transmitida ao humano e outros animais a partir de picadas recorrentes do carrapato-estrela. Os principais sintomas são febre e mal-estar, mas a grande preocupação é a evolução da doença para uma febre hemorrágica, que costuma levar à morte.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.