As quatro vítimas da febre maculosa — sendo três com o diagnóstico confirmado — estiveram em uma feijoada na Fazenda Santa Margarida na zona rural de Campinas, Joaquim Egídio, a 94 quilômetros de São Paulo. O evento “Feijoada do Rosa” reuniu cerca de 3.500 pessoas no mês passado. Essa é a 22ª edição da festa.
Com isso, prefeitura de Campinas anunciou que a fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação.
Leia também:
Nessa terça (14), morreu uma adolescente de 16 com sintomas suspeitos de febre maculosa em São Paulo. O exame que confirma o diagnóstico ainda não saiu.
O caso dela já havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeita de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. No entanto, a família só referiu o evento da Fazenda Santa Margarida, ontem, ao ver a repercussão na imprensa.
O piloto Douglas Costa, de 42, a namorada, a dentista Mariana Giordano, de 36, e uma jovem, de 28, morreram em 8 de junho com quadro de febre, dor no corpo e manchas vermelhas. O Instituto Adolfo Lutz confirmou a causa da morte dos três.
O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença e a prefeitura diz que a configura-se como um surto de febre maculosa.
“Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”, informou a prefeitura.
Nos próximos dias, segundo a pasta, técnicos farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos no espaço.
O que diz a fazenda
O local onde ocorreu o evento informou, por meio de nota, que “toda a documentação da fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este”.
O estabelecimento ressaltou que a responsabilidade pelo controle e prevenção "é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente”.
A “Feijoada do Rosa” disse, por meio das redes sociais, que essa é uma festa tradicional da cidade de Campinas, tendo realizado neste ano a sua 22ª edição, “sendo que nos últimos 10 anos teve como palco a Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas.” Leia a nota completa
Em Minas
Em 2023, Minas Gerais tem nove casos confirmados de febre maculosa, sendo que dois evoluíram para óbito.
O que é febre maculosa?
A febre maculosa é uma infecção causado por uma bactéria do gênero Rickettsia e é transmitida ao humano e outros animais a partir de picadas recorrentes do carrapato-estrela. Os principais sintomas são febre e mal-estar, mas a grande preocupação é a evolução da doença para uma febre hemorrágica, que costuma levar à morte.