O cruzamento entre um cão da raça daschund, conhecido como ‘salsicha’, e um pitbull viralizou nas redes sociais. A pitbull engravidou do ‘salsicha’ e pariu dez filhotinhos. Apesar de causar reações positivas entre internautas, o cruzamento de raças de tamanho diferentes representa risco para os animas. O alerta é da médica veterinária Elisa Fabbri.
Ela explica que no caso do cruzamento entre o daschund e a pitbul, que pertencem à Giovanna, uma moradora de Santa Catarina, a situação é mais tranquila, porque o macho era pequeno e a fêmea de porte maior. “Teria problema se fosse o contrário: se o pai fosse grande a mãe pequena. Isso poderia trazer filhotes grandes e dificultar o parto, levando essa cadela a ter cesárea. O grande risco é esse”.
A veterinária orienta que, quando for cruzar os pets, tutores escolham sempre machos menores ou da mesma estatura. “E olha muito a questão genética dos animais”, completa.
Apesar de ser arriscado, Elisa diz que o cruzamento acidentais entre raças de tamanhos diferentes é muito comum. “Quando os tutores têm um macho e uma fêmea não castrados em casa, sempre acontece esses acidentes. Pegamos esses casos todos os dias na clínica.
A médica veterinária lembra que cruzamento de cães de raças diferentes resulta em vira-latas, cães que estão longe da preferência das pessoas e, muitos deles, acabam abandonados “Tem que tomar cuidado, porque não vira raça pura, Apesar de serem fofos e ficarem a coisa mais linda, a maioria das pessoas quer cachorro de raça”, diz a Elisa, que recomenda a castração. “Lembrando que castrar a fêmea é sempre melhor, por uma questão de saúde do próprio animal. Castrar a fêmea evita doenças, como a piometra, que a mais comuns entre as doenças graves em cadelas”.
‘Pitsichas’ e ‘Pitweiler’
O namoro entre ‘salsicha’ e a pitbull resultou no nascimento de dez ‘pitsichas’, entre os quais um ganhou o nome de Maguila e faz sucesso na internet.
O cruzamento de raças diferentes também é comum em cães do mesmo porte. O ator Raab Russell, que nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, faz sucesso na internet com vídeos de uma cruza pouco convencional entre cães da raça