Ouvindo...

Petroleiros vão paralisar as atividades em protesto contra privatização na Petrobras

Ato está marcado para a próxima sexta-feira (24) em todo Brasil; categoria avalia greve

Federação Única dos Petroleiros avalia greve

Petroleiros vão cruzar os braços na próxima sexta-feira (24) em protesto contra a venda de ativos da Petrobras, anunciou em comunicado Federação Única dos Petroleiros (FUP) nessa segunda-feira (20). O ato contará com o apoio de sindicatos de funcionários da Petrobras.

Na última sexta-feira (17), a FUP e sindicatos aprovaram calendário de assembleias para avaliar uma possível greve da categoria.

“Na sexta, dia 24, trabalhadoras e trabalhadores petroleiros de todo o Brasil irão cruzar os braços em uma grande paralisação nacional, exigindo a suspensão das privatizações e a saída da gestão bolsonarista. Tá na hora da turma do Jair já ir embora”, diz nota divulgada pelo sindicato.

“Com quase três meses de governo Lula, a diretoria e o Conselho de Administração da empresa ainda seguem ocupados por indicados de Bolsonaro, que correm contra o tempo para concluir as vendas de ativos e boicotam as propostas de reconstrução da estatal”, destaca do texto.

A decisão da FUP e dos sindicatos ocorre depois de a diretoria executiva da Petrobras ter decidido pela retomada do processo de transferência de ativos que tiveram contratos de venda assinados.

A Petrobras tem pendentes transações já assinadas de mais de US$ 2 bilhões.

“É inadmissível que os bolsonaristas sigam entranhados na gestão da empresa, inviabilizando e boicotando o programa de governo que foi aprovado nas urnas. E, enquanto isso, continuem sendo ‘premiados’ pelo PPP por ‘facilitar’ a privataria e, assim, baterem as metas que lhes garantem polpudos e imorais superbônus”, diz o FUP.

Em três meses do governo Lula, apenas o presidente da petroleira estatal foi alterado na alta cúpula da companhia.

A Petrobras ainda não comentou sobre a paralisação.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.