Ouvindo...

Estudante é estuprada e morta com pescoço quebrado em calourada na UFPI

Suspeito do crime foi preso pela polícia. A reitoria da universidade instaurou processo administrativo para apurar os fatos

Suspeito do crime foi preso pela polícia e disse que já conhecia a vítima

A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína da Silva Bezerra, foi estuprada, morta e teve o pescoço quebrado durante uma festa de calourada, no sábado (28), nas imediações do espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina. Na manhã deste domingo (29), a UFPI divulgou nota de repúdio frente ao crime. Foi decretado luto oficial por três dias e o suspeito foi preso.

“Falar por Janaina é dizer não ao FEMINICÍDIO e ansiar por JUSTIÇA! A Universidade Federal do Piauí (UFPI) externa, com profunda indignação, repúdio acerca da violência cometida contra a aluna Janaina da Silva Bezerra, que também agride cada uma das mulheres que integram a comunidade ufpiana, bem como todos que hoje se colocam no lugar de fala de uma delas.”

Laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual e que a causa da morte foi um “trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente”. Segundo o documento, houve uma contusão na coluna vertebral, o que causou a lesão da medula espinhal e a morte.

Segundo a médica legista, a ação pode ter sido causada por pancada, “torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.”

O suspeito, preso pela Polícia Civil (PC), disse durante depoimento que conhecia a vítima e que os dois teriam “ficado” em outras ocasiões. O homem disse que os dois estavam na “calourada” e que por volta das 2h convidou a jovem para irem a um corredor. Em seguida, eles foram para uma das salas de aula, praticaram sexo consensual e que depois disso a vítima teria ficado desacordada.

“Ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da Universidade por volta das 9h, que conduziu a vítima ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito.”

A PC pediu pela prisão preventiva do suspeito pelos crimes de feminicídio e estupro. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, “foram adotadas todas as providências necessárias para o fiel esclarecimento do caso, com a realização de entrevistas e a realização de exames periciais, além de perícia no local do crime. O inquérito policial será concluído em até dez dias.”

Nota repúdio

A Universidade divulgou nota e afirma que “desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.”

No sábado (28), o reitor determinou a imediata instauração de processo administrativo para apurar os fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos.

“Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022