Com uma atuação abaixo do nível apresentado nos últimos meses, o Botafogo ficou no 1 a 1 com o Patronato, da Argentina, nesta quarta (19), no Nilton Santos. A partida marcou a estreia de Bruno Lage, que mandou a campo uma equipe praticamente reserva, que, com o empate, avançou nos playoffs da Sul-Americana devido à vitória na ida, na Argentina, por 2 a 0. Os gols foram de Luís Henrique e Arce.
Nas oitavas de final da Sul-Americana, o Botafogo enfrentará o Guaraní, do Paraguai. em jogos nas semanas dos dias 2 e 9 de agosto. Agora, o Glorioso volta suas atenções para o Brasileirão. No domingo (23), o líder da Série A visita o Santos, na Vila Belmiro, em partida que terá portões fechados.
O Alvinegro tem 39 pontos, com 12 de vantagem sobre o atual vice-líder Flamengo.
Fogão larga na frente!
Com uma equipe praticamente reserva, o Botafogo logo ampliou sua vantagem no confronto com o Patronato. Em jogada pela direita, Segovia foi desarmado, mas a bola ficou com Janderson, que partiu para cima, invadiu a área e tocou para Luís Henrique. Aos dois minutos, o atacante abriu o placar: 1 a 0!
Segovinha com fome de bola
O cenário que já era confortável antes da bola rolar ficou ainda mais após o gol no início. O Patronato foi corajoso e até exigiu de Gatito duas boas intervenções antes do intervalo, mas melhores oportunidades foram do Botafogo. Segovinha mostrou estar com “fome” e foi quem mais produziu.
Em chute de fora da área, o camisa 20 quase fez seu primeiro gol pelo Glorioso, mas as redes não voltaram a balançar antes do intervalo. Janderson e Luís Henrique também levaram perigo à meta rival.
Botafogo tira o pé, rival empata!
Na volta do intervalo, Júnior Santos substituiu Segovinha, e o Botafogo teve logo duas chances de ampliar. Janderson acertou a trave após bom passe de Sauer, enquanto Júnior Santos parou em Budiño. O jogo caiu de ritmo após as várias mudanças, mas foi o Alvinegro que tirou o pé demais.
Aos poucos, o Patronato foi ganhando campo e confiança. Tanto que, aos 21, o zagueiro Domingo partiu da defesa para deixar Arce cara a cara com Gatito Fernández, e o atacante empatou o jogo.
Sem conseguir manter a posse de bola após as entradas de Lucas Fernandes, Breno e Diego Hernández, o Botafogo passou a sofrer uma pressão do Patronato a partir dos 25 minutos. Arce, que mudou o jogo a favor do Patronato, obrigou mais uma defesa importante de Gatito aos 33 minutos.
Aos 45, Chamorro chegou a balançar a rede do Botafogo, mas a posição de impedimento foi marcada. Assim, o empate persistiu até o apito final, garantindo a classificação do Alvinegro na Sul-Americana.
Botafogo 1 x 1 Patronato
Botafogo
Gatito Fernández; Di Plácido, Sampaio, Cuesta e Hugo; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Lucas Fernandes) e Gustavo Sauer (Breno); Matías Segovia (Júnior Santos), Luís Henrique (Diego Hernández) e Janderson (Carlos Alberto) - Técnico: Bruno Lage.
Patronato
Budiño; Ojeda, Domingo e Ghirardello; Chamorro, Vazquez, Novero (Cáceres) e Cobos (Barinaga); Valentin Pereyra (Arce), Díaz (Sosa) e González (Solis) - Técnico: Rodolfo De Paoli.
Gols
Luis Henrique (2'/1ºT), do Botafogo
Arce (21'/2ºT), do Patronato
Cartão amarelo
Janderson, Sampaio, Hugo e Di Plácido (BOT); Valentín Pereyra, e Arce (PAT)
Cartão vermelho
Não houve.
Público e renda: 18.084 pagantes / 20.509 presentes / R$ 693.782,50
Motivo: Volta dos playoffs da Copa Sul-Americana
Data e horário: 19 de julho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Kevin Paolo Pimentel (PER)
Assistentes: Michael Luis Medina (PER) e Augusto Alfredo Laos (PER)
Árbitro de vídeo: Carlos Anibal Ruiz (PER)