Ouvindo...

NBA: entenda como loteria nesta terça-feira define futuro das equipes

Definição de ordem para escolher talentos universitários mudar destino de uma equipe

Loteria será sorteada nesta terça

A NBA dá início hoje às finais de conferência, mas outro evento importante movimenta as franquias fora da disputa pelo título. É o sorteio que define a ordem das escolhas no próximo draft. A loteria é nesta terça (16), às 21h (de Brasília) e será transmitida pelo Star+. Mas, o que é de fato é isso?

Todo ano após a fase regular de 82 jogos, as equipes que não se classificaram para os playoffs participam dessa loteria. É a forma que a NBA encontrou de organizar os times para escolher os talentos universitários ou estrangeiros elegíveis.

A loteria define as quartoze primeiras escolhas. A liga distribui percentuais para essas equipes disputarem a loteria. A 14ª pior campanha é a menos provável de conquistar a escolha número 1 e assim sucessivamente. A grosso modo, é uma forma de “balancear” as forças e melhorar uma equipe de rendimento ruim.

Para evitar que sempre o pior time tenha a melhor escolha, a NBA definiu que as três piores campanhas têm chances iguais de conquistar a primeira escolha. O New Orleans Pelicans, equipe que ficou em 14º lugar geral com 42 vitórias e 42 derrotas tem 0,5% de chance de receber a primeira escolha.

San Antonio Spurs, Houston Rockets e Detroit Pistons tiveram as três piores campanhas e, consequentemente, têm as melhores chances. Cada franquia tem 14% de chances de conquistar a primeira escolha.

Vale lembrar que a escolha dos jogadores não será hoje. O sorteio dessa noite define apenas a ordem que as escolhas serão feitas. Os jogadores serão escolhidos no dia 22 de junho.

Todas as probabilidades para ter a primeira escolha

  1. Detroit Pistons – 14%

  2. Houston Rockets – 14%

  3. San Antonio Spurs – 14%

  4. Charlotte Hornets – 12,5%

  5. Portland Trail Blazers – 10,5%

  6. Orlando Magic – 9%

  7. Indiana Pacers – 6,8%

  8. Washington Wizards – 6,7%

  9. Utah Jazz – 4,5%

  10. New York Knicks (cedida pelo Dallas Mavericks) – 3%

  11. Orlando Magic (cedida pelo Chicago Bulls) – 1,8%

  12. Oklahoma City Thunder – 1,7%

  13. Toronto Raptors – 1%

  14. New Orleans Pelicans – 0,5%

Quem pode ser escolhido?

Os jogadores precisam ter 19 anos no ano que o draft acontece. Neste ano, podem ser escolhidos jogadores nascidos até o ano de 2004.

Há regra também para os jogadores internacionais. Esses podem ser escolhidos com até 22 anos de idade. O jogador precisa ter residência fora dos Estados Unidos por pelo menos três anos antes do ano do Draft. Não pode também ter entrado em nenhuma universidade ou escola norte-americana.

Quais são os destaques deste ano?

O grande nome do draft nesta temporada é o francês Victor Wembanyama. O pivô de 19 anos é tido como um dos melhores talentos desde que LeBron James foi escolhido com a primeira escolha em 2003. Ele é considerado um talento geracional com potencial para se tornar um dos maiores jogadores da história da NBA.

A expectativa é tão grande que a própria NBA, por meio do seu aplicativo, passou a transmitir jogos do time de Wembanyama. Torcedores também fizeram campanha para que seus times perdessem “de propósito” para ter melhor chance de conquistar a primeira escolha e selecionar o francês.

O armador Scoot Henderson e o ala Brandon Miller são os outros jogadores que devem compor o top 3.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.