O Atlético viveu uma noite especial de quinta-feira (19) no Allianz Parque, em São Paulo. Após sete anos de jejum, o Alvinegro venceu o Palmeiras por 2 a 0, gols de Hulk e Paulinho, no duelo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, os mineiros colaram no G4 da competição mais importante do país. Com 43 pontos conquistados, o Galo fica a um do Grêmio, quarto colocado.
No próximo domingo (22), o time comandado por Felipão volta a campo e encara o Cruzeiro na Arena MRV. A bola a partir das 16h (de Brasília).
Time modificado
Para o duelo contra o Alviverde, o técnico Luiz Felipe Scolari não pôde contar com cinco jogadores: Mariano, Vargas, Battaglia, Edenilson e Pedrinho estão sob cuidados do departamento médico do clube.
Pavón sacado
Uma alteração importante feita por Felipão foi a entrada de Matías Zaracho na vaga do também argentino Cristian Pavón; ele não fez boa partida contra o Coritiba, na derrota por 2 a 1 e acabou indo para o banco de reservas.
Times em baixa
Enquanto o Atlético chegou ao Allianz Parque com a vitória em casa para o então lanterna Coritiba, os donos da casa também não tinham motivos para comemorar.
A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira perdeu para Grêmio, Red Bull Bragantino e Santos, além da eliminação para o Boca Juniors-ARG na Copa Libertadores.
Primeiro tempo do Galo
Num primeiro tempo em que o Atlético teve o domínio das ações, mesmo jogando fora de casa, quem mostrou o cartão de visitas primeiro foi o atacante Hulk.
Logo no primeiro minuto de bola rolando, o camisa 7 deu um chutaço de fora da área e estufou a rede de Weverton.
Este foi o 10º gol do paraibano no Brasileirão; o 90º pelo Atlético, desde que chegou ao clube no início de 2021.
Outras chances
Após o tento anotado por Hulk, o Atlético teve pelo menos três boas oportunidades de ampliar o marcador ainda na primeira etapa. Na primeira, Zaracho, em velocidade, deu passe para Paulinho que chutou por cima.
Aos 13, Hulk, de falta, obrigou o goleiro palmeirense a fazer grande defesa. Alan Franco, aos 16, pegou de primeira e, num belo chute, acertou o travessão adversário.
No finalzinho, quem teve a chance de marcar foi o volante Otávio. O chute, quase na pequena área, acabou ganhando a linha de fundo.
Segundo tempo
A segunda etapa do confronto no Allianz Parque foi bem mais equilibrado. Precisando do gol, o Palmeiras se soltou mais e deu trabalho para Everson.
O Galo, por sua vez, não abriu mão das investidas ao ataque, mas se comportou de maneira mais defensiva. E foi numa destas idas ao campo adversário que veio o presente.
Gol de Paulinho!
Aos 30 minutos, Saravia fez grande lançamento para Paulinho que, em velocidade, foi do meio de campo até a área palmeirense para ampliar o marcador. Este foi o 11º gol do camisa 10 na Série A; o 22º na temporada.
Fim de papo
Nos minutos seguintes, o Palmeiras tentou diminuir o prejuízo, mas o Galo foi seguro suficiente para não ser vazado.
Everson, aos 50, fez grande defesa e ratificou a grande vitória do Galo.
Palmeiras 0 x 2 Atlético
PALMEIRAS
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez (Luan Garcia), Murilo e Joaquín Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Jhon Jhon) , Raphael Veiga, Rony (Breno Lopes), Endrick, Kevin (Luis Guilherme). Técnico: João Martins
ATLÉTICO
Everson; Renzo Saravia, Mauricio Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco e Igor Gomes (Rubens); Matías Zaracho; Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Hulk, a 1 minuto do primeiro tempo, para o Atlético, e Paulinho, aos 30 do segundo tempo
Cartões amarelos: Jhon Jhon, Kevin, Gómez e Rony (PAL); Alan Franco, Zaracho, Rubens (CAM)
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 19 de outubro de 2023
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Horário: 19h (de Brasília)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
Público: 27.718
Renda: R$ 1.665.375,02