Com 19 pontos ganhos em 28 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, o América tem mais de 90% de chance de cair para a Segunda Divisão em 2023. Por mais que seja quase impossível evitar o descenso, para “continuar vivo” na competição, o Coelho precisa vencer o Athletico nesta quarta-feira (25), na Ligga Arena, em Curitiba.
Essa partida, portanto, pode ser considerada a "última cartada” da equipe de Fabián Bustos contra o rebaixamento. Afinal de contas, segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , são necessários 47 pontos para, praticamente, zerar o risco de rebaixamento. Com dez rodadas restantes para o término da competição, a equipe mineira pode chegar, no máximo, aos 49.
Logo, se perder para o Furacão na Ligga Arena, o Coelho chegará aos 46, no máximo. Atualmente, também de acordo com a UFMG, as chances do América estar na Série B na próxima temporada estão acima de 99%.
Enquanto isso, o Athletico mira uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. O time paranaense ocupa a quinta colocação, com 45 pontos, a dois do quarto colocado, o Palmeiras.