O América conseguiu duas vitórias seguidas pela primeira vez na Série A do Campeonato Brasileiro 2023. Nas últimas duas rodadas, o Coelho superou São Paulo e
A sequência de vitórias permitiu que a equipe americana deixasse a lanterna da Série A provisoriamente. No momento, tanto o América (vice-lanterna) como o Coritiba (lanterna) têm uma partida a menos que os demais times. O Coelho ainda visita o Vasco no dia 23 de setembro, enquanto o Coxa visita o São Paulo no dia 27.
Antes das duas vitórias citadas, a equipe americana amargava a última posição do campeonato e tinha mais de 93% de chances de rebaixamento. Os números são do Departamento de Matemática da UFMG, após a derrota por 3 a 1 para o Fluminense no dia 19 de agosto.
Duas rodadas depois, com mais seis pontos somados, o levantamento agora aponta 79,4% de chances de queda do Coelho, cerca de 15% a menos. A maior probabilidade segue sendo da equipe paranaense, que tem 88,7% de chances de cair para a Série B.
O caminho para a salvação
Após a vitória sobre o Santos nesse domingo (3), o América começou uma sequência de 12 dias sem compromissos, por conta da pausa no futebol brasileiro para jogos da Data Fifa. No retorno do Brasileirão, o Coelho visita o Cuiabá no dia 15 de setembro.
O jogo contra o Dourado será o primeiro de “17 finais” para que o América escape do rebaixamento. Também segundo dados atuais do Departamento de Matemática da UFMG, o time que soma 49 pontos poderá se manter na elite para 2024.
Após 21 jogos, o Coelho soma 16 pontos. Nesse cenário, serão precisos 33 pontos nos 17 compromissos finais, o que exige aproveitamento de 64,7% no restante do Brasileirão. Até o momento, apenas o líder Botafogo tem aproveitamento igual ou melhor. O Glorioso conquistou 77% dos pontos já disputados na competição.