Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Último dia para curtir a 31ª Expocachaça e a 15ª Brasil Beer

Eventos simultâneos acontecem na Serraria Souza Pinto e têm atrações gastronômicas e culturais

Clima de festa e descontração no último dia da Expocachaça

Clima de festa e descontração no último dia da Expocachaça

Divulgação Expocachaça

Hoje é o último dia para curtir a 31ª ExpoCachaça e a 15ª Brasilbier que acontecem na Serraria Souza Pinto. São 150 expositores de várias partes do país com opções de compra e degustação de cachaças e cervejas de várias marcas, sabores e diferentes modos de produção. Há também estandes de queijos, doces, geleias, cafés, biscoitos, licores, vinhos e outros ítens da gastronomia. Os shows de encerramento serão com o Trio Lampião, às 17h30 e Célio Santtos e Banda, às 20h.

A Expocachaça, maior evento do setor no Brasil é realizada desde 1991 e cresceu 20% em relação ao ano passado. Esse ano, são esperadas um total de 20 mil pessoas. Os ingressos estão à venda na bilheteria e custam a partir de R$ 25. Crianças de até 12 anos não pagam, mas devem estar acompanhadas dos pais ou um responsável. Pessoas com idades entre 60 e 64 anos pagam meia-entrada e quem tem mais de 65, ou usa cadeira de rodas, têm entrada franca.

Visão geral do evento na Serraria Souza Pinto
Atrações musicais fazem sucesso nos finais de noite

De acordo com o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), apesar de ser o 3º destilado mais consumido no mundo, o Brasil só exporta 1% para 70 países. “Precisamos unir o setor e ter uma proposta clara e bem definida para colocar o produto em mais mercados lá fora”, disse o promotor do evento, José Lúcio Mendes.

“Os mexicanos, por exemplo, exportam 30% de toda bebida produzida para 120 países. O mercado está aberto a novos produtos que representem uma cultura do país onde são fabricados. Precisamos explorar isso melhor”, completou.

Atualmente, segundo o CBRC, são produzidos 1,3 bilhões de litros de cachaça por ano: 70% industriais e 30% artesanais, num total de 5523 marcas. Sessenta por cento desse montante é produzido em Minas.

  • 31ª Expocachaça e 15ª Brasilbier, até às 22h na Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809, Centro. Ingressos: R$ 25.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais