O
Com o objetivo de ampliar o diálogo com a população e contribuir para o debate público, o projeto apresentará, desta vez, seis semanas de reportagens especiais. O tema abre espaço para reflexões sobre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e o futuro das cidades brasileiras.
Cidades e Infraestrutura
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 87% da população brasileira vive em áreas urbanas. Já 57% dos trabalhadores estão empregados no setor de serviços, de acordo com a Confederação Nacional de Serviços (CNS). Nesse contexto, a forma como os investimentos em infraestrutura são planejados, financiados e geridos tem impacto direto na produtividade, na geração de empregos, nos salários e no bem-estar social.
O Brasil enfrenta desafios históricos em áreas como transporte, saneamento, energia, mobilidade urbana, saúde e educação. Esses entraves afetam a economia ao elevar o custo logístico, dificultar a atração de investimentos e aprofundar desigualdades regionais, especialmente fora dos grandes centros urbanos.
Em 2025, mais de 70% dos investimentos em infraestrutura vieram da iniciativa privada, com destaque para os setores de energia, transportes e saneamento. O dado reforça a relevância do debate sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs) como instrumentos de expansão do setor.
Embora o país seja reconhecido como um ambiente favorável às PPPs na América Latina, os desafios persistem. Neste ciclo, o Eloos busca amplia a discussão ao apresentar o setor e aprofundar o debate sobre o futuro das parcerias público-privadas no Brasil.
Sobre o Itatiaia Eloos
Independente e apartidário, o Itatiaia Eloos é uma plataforma permanente de negócios, relacionamento e conteúdo, com participação da iniciativa privada e do poder público, voltada ao desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
A cada dois meses, o projeto aborda um setor estratégico da economia, com reportagens multiplataforma e um evento presencial de encerramento em Belo Horizonte. No primeiro ciclo, o foco foi o