‘Eletrificação veio para ficar’, afirma diretor da Aneel, Gentil Nogueira, no Eloos

Gentil Nogueira é um dos palestrantes do Painel Regulação e Futuro dos Investimentos no Setor Elétrico; Eloos acontece nesta segunda-feira (24) na Arena MRV

Gentil Nogueira é um dos palestrantes do Painel Regulação e Futuro dos Investimentos no Setor Elétrico

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gentil Nogueira, é um dos participantes do Painel Regulação e Futuro dos Investimentos no Setor Elétrico, do segundo ciclo Itatiaia Eloos. O evento ocorre nesta segunda-feira (24) na Arena MRV, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Nogueira destacou que o setor elétrico vive uma transformação sem precedentes.

“A eletrificação vai fazer parte da sociedade cada vez mais. No passado, dentro do setor energético, sempre houve disputas se determinada função da energia era desempenhada pela eletricidade, pelo gás, pelo carvão, ou pelo diesel, mas existe hoje uma mudança de que a eletrificação veio para ficar”, afirmou Gentil Nogueira.

O diretor da Aneel citou a expansão dos carros elétricos e o papel da indústria no processo de descarbonização para tentar entrar mais na eletricidade do que em outras fontes como exemplos dessa transformação. “Tudo isso vai aumentar intensamente o uso de energia elétrica ao longo dos próximos anos”, detalhou.

Nogueira também destacou o consumo que os datacenters vão trazer para o Brasil e para o mundo nos próximos anos como uma revolução. “Hoje a gente tem cerca de 2% da energia consumida no mundo para datacenter. Isso deve chegar a 4% em 5 anos, e chegar a 10% do consumo mundial em 15 anos”, disse.

Armazenamento e energia solar

O diretor da Aneel cravou ainda as Medidas Provisórias (MP) 1300 e 130 como um consenso possível para que as mudanças necessárias sejam feitas no setor. Ele destacou, principalmente, transformações no armazenamento de energia.

“Nós temos hoje uma energia muito barata em algumas horas do dia, mas nós não temos energia barata em outras horas do dia”, explicou Gentil Nogueira, que destacou a energia solar como exemplo.

“Aqui em Minas Gerais nós estamos alcançando quase 14 giga de capacidade instalada, ou seja, uma Itaipu de energia solar. Mas ela - a energia solar - gera 12h/13h, chega 18h ela vai embora e eu tenho que despachar térmica, eu tenho que despachar hidráulica, tenho que despachar outras fontes”, explicou.

De acordo com Nogueira, é no balanço entre o excesso de energia em determinados horários e a falta em outros que entra o armazenamento - que pode ser feito de diversas formas.

Itatiaia Eloos

O evento de encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos é realizado nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte. Os painéis e palestras discutem temas do setor elétrico, das 12h às 16h. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, estará presente e dará abertura ao evento.

Os painéis contam com a participação de importantes nomes de empresas do setor. O primeiro terá como tema “Regulação e Futura dos Investimentos no Setor Elétrico"; o segundo abordará “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética pós-COP 30"; e o terceiro discutirá “Energia, Sustentabilidade, Mobilidade”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, dará uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - Precedentes Judiciais”.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Cooparticipação

Apoio Institucional

Escola de Negócio Parceria

Assessoria de Imprensa

Media Partner