Itatiaia

Dólar cai para R$ 5,40, e Bolsa fecha estável após manutenção da Selic

Corte de juros nos Estados Unidos e manutenção da Selic em 15% favoreceram o desempenho do real no mercado

Por
Brasil pode ser o maior beneficiário com a queda do tarifaço • Freepik

Influenciado pelas decisões da “superquarta”, com o corte de juros nos Estados Unidos e a manutenção da Selic no Brasil, o dólar fechou esta quinta-feira (11) com uma queda de 1,17%, aos R$ 5,40. O recuo do câmbio seguiu a tendência do mercado global com o índice do dólar (DXY), que mede a força da moeda frente às principais divisas, com uma queda de 0,44%.

A queda ocorre, principalmente, com o corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros americana, promovido pelo Federal Reserve (Fed) nessa quarta-feira (10). Com a decisão, o intervalo de juros foi levado para entre 3,5% e 3,75%, diminuindo o rendimento dos títulos do tesouro americano e favorecendo o investimento em economias com taxas de rendimento maiores.

Ao mesmo tempo, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em manter a Selic em 15% ao ano, um dos maiores patamares da história do Banco Central, favoreceu a atratividade dos ativos domésticos. Segundo o analista de inteligência da StoneX, Leonel Mattos, esse movimento sustentou o real durante o pregão.

Ibovespa fecha estável

O índice Ibovespa, principal indicador do mercado de ações da bolsa brasileira, fechou o dia perto da estabilidade com os investidores repercutindo a decisão do Copom. O índice subiu 0,07% aos 159.189,10 pontos.

O mercado ainda repercutiu o desempenho das vendas do comércio, que avançaram 0,5% em outubro na comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro de 2024, o comércio brasileiro avançou 1,1%, enquanto no acumulado de 12 meses, o setor cresceu 1,7%.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

 

 

Belo Horizonte