Conta de luz seguirá com cobrança extra em julho, define Aneel
Agência reguladora afirma que condições de geração de energia são menos favoráveis com a redução nos níveis dos reservatórios

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária para o mês de julho seguirá amarela. Com isso, a conta de luz dos consumidores continua com uma cobrança extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica.
Segundo a agência reguladora, a manutenção da bandeira, ativa desde o mês de abril, reflete condições menos favoráveis de geração no país, “típicas do período seco”. A Aneel destaca que há uma redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, resultando em uma necessidade de acionamento de usinas termelétricas.
A bandeira tarifária amarela é o primeiro nível de cobrança extra na conta de luz, sucedendo a bandeira verde, acionada quando as condições de geração são mais favoráveis. Esse nível ainda precede as bandeiras vermelha 1 e vermelha 2, geralmente acionadas em periodos de seca prolongada.
Ainda de acordo com a Aneel, o sistema permite ao consumidor acompanhar, em tempo real, as condições de geração e os impactos nos custos da energia. “Diante desse cenário, a Agência reforça a importância da adoção de hábitos eficientes de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a economia doméstica e a sustentabilidade do setor elétrico”, disse.
Entenda as bandeiras tarifárias
- Bandeira verde, condições favoráveis - sem custo extra;
- Bandeira amarela, condições menos favoráveis - R$ 1,88 a cada 100 kWh
- Bandeira vermelha 1, condições desfavoráveis - R$ 4,46 a cada 100 kWh
- Bandeira vermelha 2, condições muito desfavoráveis - R$ 7,87 a cada 100 kWh
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.



