Belo Horizonte
Itatiaia

Conta de luz terá desconto com bônus da Usina de Itaipu em agosto

Bônus de geração da hidrelétrica binacional vai dar um alívio ao bolso dos consumidores brasileiros

Por
Área externa da usina hidrelétrica Itaipu Binacional
Área externa da usina hidrelétrica Itaipu Binacional • Tânia Rêgo/Agência Brasil

As contas de luz de agosto terão um desconto com o bônus de geração da Usina Hidrelétrica de Itaipu, segundo decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dessa quinta-feira (25). De acordo com a reguladora, consumidores que tiverem um consumo médio mensal de 116 kWh devem receber um crédito de cerca de R$ 9,16.

Ao todo, a agência aprovou o uso de R$ 767,2 milhões do saldo positivo da venda de energia de Itaipu. Esses créditos são usados no abatimento da conta de luz de consumidores residenciais e rurais sempre que há resultado positivo na comercialização da hidrelétrica.

No ano passado, por exemplo, foram usados R$ 2,2 bilhões do bônus de Itaipu para aliviar as tarifas. Já para 2026, devem ser destinados até R$ 1,29 bilhão. A homologação dos valores está prevista para a reunião da diretoria da Aneel no dia 30 de junho.

Antes da distribuição aos consumidores, a Aneel descontou R$ 524,4 milhões para formar uma reserva técnica financeira para este ano. Ainda de acordo com a reguladora, o mecanismo foi criado para reduzir os impactos de variações no fluxo de caixa e na tarifa da usina.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.