Compras de Natal devem registrar crescimento na comparação com 2023
Pesquisa do IPEAD-UFMG revela maior intenção de compra e alta no valor médio gasto com presentes natalinos em Belo Horizonte
As compras de Natal em Belo Horizonte prometem ser mais expressivas em 2024, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (IPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa revela que quase 75% dos moradores da capital mineira pretendem adquirir presentes natalinos este ano, representando um aumento de aproximadamente 5% em relação a 2023.
Impacto da recuperação econômica
O economista Diogo Santos, da Fundação IPEAD, atribui esse aumento à melhoria da situação econômica do país. 'Isso mostra que está surtindo efeito essa fase de crescimento econômico que o Brasil está vivendo, que também nós vivemos em Belo Horizonte. Economia crescente significa que os salários estão crescendo, tem mais gente empregada, então aumenta também a quantidade de pessoas que têm a possibilidade de poder ir às compras no Natal', explica Santos.
A pesquisa também indica que o valor médio gasto com presentes chegou a R$ 172, um aumento considerável em relação ao ano anterior. Esse dado reforça a percepção de que a população está mais confiante para realizar gastos de final de ano.
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.



