Do universo de 'Fazendo Meu Filme' à era ‘swiftie’: Paula Pimenta apresenta nova protagonista
Novo livro foi lançado na última sexta-feira (28) e explora paixão e musicalidade em Juju, sobrinha de Fani

Um dos maiores nomes da literatura juvenil brasileira, Paula Pimenta lançou, nesta sexta-feira (28), o primeiro livro da série “A Música da Minha Vida”. A nova obra faz parte do mesmo universo de “Fazendo Meu Filme” e “Minha Vida Fora de Série”, sucessos anteriores da autora.
Em entrevista à Itatiaia, a escritora contou que Juju, estrela da nova série, tem algo de diferente das outras protagonistas: “Minhas outras personagens são muito boazinhas, ela é um pouquinho mais rebelde assim, meio revoltadinha”. Agora uma adolescente de 14 anos, a personagem já é conhecida pelos fãs como a sobrinha de Fani, protagonista de “Fazendo Meu Filme”.
Amadurecimento dos personagens
Nas redes sociais, a escritora deu um gostinho da nova história aos fãs com uma leitura do prólogo. Logo no começo do livro, acontece um momento mais que esperado pelos leitores de Paula Pimenta: o casamento de Fani e Leo, contado pela perspectiva da sobrinha. O amadurecimento dos personagens é visto com muito carinho pela autora, que conta se enxergar mais próxima deles com o passar do tempo.
“Esses personagens são como se fossem minha família, sabe? [...] Eu acho muito legal quando eles crescem, que eles ficam um pouquinho mais próximos de mim”, contou a autora à Itatiaia.
Fani e Leo começam a saga com 16 anos de idade. Agora, se casam aos 24. Para os leitores mais antigos, apesar de nova, a história representa um momento de nostalgia.
“Que lindeza, incrível que me emociono com seus livros, hoje aos 24 anos, como se fosse aquela menina de 11 anos lendo pela primeira vez”, comentou um internauta nas redes sociais de Paula.
Protagonista ‘swiftie’ e musicalidade
Um “easter egg” na capa revela o gosto musical de Juju: as iniciais “T.S.” aparecem estampadas no fone de ouvido da menina, que aparece deitada no chão, cercada por discos de vinil e um violão.
A autora confirmou que as iniciais são uma referência à cantora Taylor Swift, um dos maiores nomes da música pop atual.
“A Taylor é a cantora favorita dela. Está aí um spoilerzão, ela fala isso no livro, tem uma passagem sobre isso que é muito legal”, revelou Paula.
A autora, porém, destaca que o gosto de Juju não se restringe ao pop. Ela também é fã de The Beatles, The Rolling Stones e aprecia o samba.
“Ela fala: eu gosto de tudo, de samba a rock and roll, de Beatles a Rolling Stones, de tudo.”
A escritora revelou também que o livro explora a musicalidade da personagem por meio da composição e do violão, descrevendo momentos de aprendizado e descoberta inspirados nas vivências da própria autora, que, além de compositora, já deu aulas de violão e técnica vocal.
Sophia Silvério é estagiária de Digital na Itatiaia e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Anteriormente, estagiou na Codemge, atuando principalmente na gestão de redes sociais e na cobertura de eventos. Ao longo da graduação, também participou de projetos voltados ao estudo da desinformação, ao empreendedorismo social e à divulgação científica.
Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia na Itatiaia, possui experiência em rádio, televisão, portal e redes sociais. Atua na produção de conteúdo para as plataformas digitais e colabora com as editorias de Entretenimento e Esporte. Acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.




