Ouvindo...

Da angústia à delicadeza: Orquestra apresenta “Paixões Extremas” no Palácio das Artes

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais oferece concerto gratuito como parte da série Concertos da Liberdade

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG)

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) sobe ao palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes para um concerto de contrastes emocionais com o programa “Paixões Extremas”. Sob a regência da maestrina titular Ligia Amadio e com a participação especial da aclamada mezzosoprano Carolina Faria, a apresentação mergulha em obras de Beethoven, Mahler e Tchaikovsky, prometendo uma noite de intensa jornada musical.

O espetáculo principal acontece na quarta-feira, 8 de outubro, às 20h. A OSMG também se apresentou nesta terça-feira (7) ao meio-dia, em um concerto gratuito com trechos do repertório, parte da série Concertos da Liberdade.

O Repertório: De Tchaikovsky a Mahler

O concerto “Paixões Extremas” busca levar o público a sensações opostas que se encontram em um único espetáculo.

A ‘Abertura Coriolano’ de Ludwig van Beethoven, dá início à obra, uma peça dramática que traduz o conflito interior do general romano Coriolano.

Em seguida, a mezzosoprano Carolina Faria interpreta os ‘Rückert-Lieder’ de Gustav Mahler. Longe da grandiosidade sinfônica, estas canções líricas, inspiradas em poemas de Friedrich Rückert, criam um espaço de recolhimento e delicadeza, abordando temas como amor, solidão e a busca pela paz interior.

O programa se encerra com a ‘Sinfonia n. 6 em si menor’, a célebre “Patética” de Piotr Ilyich Tchaikovsky. Última obra sinfônica do compositor russo, a peça é carregada de lirismo, melancolia e dramacidade, sendo considerada seu testamento musical.

A Artista Convidada

A mezzosoprano Carolina Faria possui uma parceria longeva com a Fundação Clóvis Salgado, tendo se apresentado com os corpos artísticos da Instituição por mais de dez anos. Bacharel em canto e pós-graduada em Psicologia Positiva, ela é também comunicadora, tendo narrado o podcast "Ópera! O podcast da Música Lírica”, em parceria com a Revista Concerto e a FCS.

"É gratificante que meu trabalho artístico esteja à vista no Palácio das Artes, um espaço tão destacado na produção artística nacional. Para ‘Paixões Extremas’, eu subo no palco com o dever de honrar essa relação fecunda que mantenho com o Palácio das Artes e levar o melhor para o público”, afirma Carolina.

Leia também

Serviço: Concertos da Liberdade – Paixões Extremas

Concerto Gratuito (Trechos do Repertório)

  • Data: 7 de outubro, terça-feira
  • Horário: 12h
  • Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)
  • Ingressos: entrada gratuita, sem retirada prévia

Concerto Principal

  • Data: 8 de outubro, quarta-feira
  • Horário: 20h
  • Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)
  • Ingressos: R30 (inteira) e R15 (meia-entrada)
  • Vendas: pela Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes
  • Classificação indicativa: 10 anos
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.