A produção mineira de vinhos passa por Araxá, Serra do Salitre, Diamantina, e Uberaba que se prepara para inaugurar sua vinícola.
É de boa a excelente a qualidade dos vinhos e azeites produzidos em Minas Gerais. São produtos muito especiais e seus clientes exigem o que há de melhor, assim como o nosso café e os variados queijos de diversas regiões produtoras. Já são consagrados aqui e lá fora! O nosso azeite também já circula entre os premiados internacionalmente.
Temos também vinhos de ótima qualidade que vêm do Sul de Minas e já encontramos algumas marcas em restaurantes de Belo Horizonte. Pode pedir sem medo de errar!
O queijo artesanal mineiro também disputa qualidade com queijos internacionais e são vários os produtores que retornam de concursos com medalhas no peito
E numa descoberta recente a o Departamento de Ciências da USP descobriu qualidades medicinais no queijo canastra, que servirão futuramente para o campo agrícola e aplicação nos tratamentos de infecções bacterianas. A pesquisa foi divulgada pelo jornal especializado MSystems, da Sociedade Americana de Microbiologia.
Para o produtor do queijo Canastra o importante vai ser rastrear o produto, porque em qualquer lugar que ele seja feito na região ele possui propriedades únicas impedindo a falsificação.
O vinho tinto para esse Natal foi indicado pelo enólogo da Epamig, Lucas Bueno, “è o de variedade Sirah, um vinho bem redondo, com volume de boca, bom potencial de barrica. O vinho mineiro tem um volume de álcool em torno de 14 a 14,6% por causa da maturação que conseguimos em Minas Gerais.”
Lucas Bueno destaca a qualidade dos vinhos espumantes produzidos em Minas: “ são de muita qualidade principalmente os produzidos no Sul de Minas”
“Fizemos uma degustação na semana passada e conseguimos harmonizar um Rosé de Andradas com um Queijo Camembert de Aiuruoca, que foi uma combinação perfeita.”
As diversas marcas do azeite mineiro também vão alcançando premiações importantes em circuitos internacionais. Em breve no mercado o azeite de abacate que está sendo desenvolvido em São Sebastião do Paraíso.
Nota
Outro detalhe importante que nos informou a diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, diz sobre os cursos superiores criados recentemente. Em Pitangui tem a Agropecuária de Precisão; em Juiz de Fora, curso de Laticínios. Está faltando profissional no mercado do agro!
Confira no