Ouvindo...

Você topa comer um bife de ouro em Dubai?

A carne servida era do boi japonês mais caro do mundo, o Wagyu Stripolin Premium

Bife especial servido a Ribéry, em Dubai

FRANK RIBERY, ex-jogador da seleção francesa e ex do Bayern de Munich, foi muito contestado na época por torcedores por estar se exibindo em um restaurante de alto gabarito. A resposta dele foi “estou gastando o meu dinheiro”

Luxo e Dubai são uma mistura de palavras que se confundem nos Emirados Árabes Unidos. Ouro no mundo árabe vale dinheiro como em qualquer outro lugar do planeta, é sinônimo de riqueza. Às vezes compra-se mais barato que no Brasil por causa dos impostos.

O prato completo servido ao Ribery (veja no vídeo abaixo) custou em torno de 5 mil euros, até porque ele foi servido com direito a selfie com o famoso Chef turco Salt Bae, conhecido pelo seu estilo mágico de manusear a carne.

A carne servida era do boi japonês mais caro do mundo, o Wagyu Stripolin Premium. Aqui no Brasil, inclusive em Belo Horizonte temos cortes do Wagyu com preços bem acima da nossa melhor picanha, porém menores do que em Dubai.

Existem outros restaurantes em Dubai onde pode ser encontrado um bife revestido de ouro por 1.200 reais. Há também a opção de se comer um hambúrguer por 600 reais sempre revestido de ouro 24 quilates.

Por aqui a carne brasileira não sobe de preço e nem aumenta o consumo, porque boa parte da população não teve salário para acompanhar a subida da proteína. Os produtores estão ficando cada vez mais encurralados porque os frigoríficos ainda têm boi sobrando nos confinamentos para abater, ou seja, na entressafra está sobrando boi no mercado.

Tentativas foram feitas pelo mercado atacadista para aumentar os preços, mas só de ouvir falar em altas o povo diminuiu ainda mais a ida aos açougues e supermercados em busca de carne.

Outro fator que pode barrar o aumento de preços é o comportamento da China, nosso maior comprador. Na primeira semana de outubro os chineses não compraram nada por causa da comemoração do aniversário da República Popular da China, foram 7 dias de feriado nacional.

Em janeiro comemora-se o Ano Novo Lunar dos chineses que só voltam a comprar em fevereiro pressionando os preços para baixo.

Não há boas perspectivas para o pecuarista brasileiro nesse último bimestre do ano.

NOTA

Minas Gerais está na rota de agrotóxicos ilegalmente importados segundo a Operação Terra Envenenada da Polícia Federal. Durante 7 meses a PF investigou e identificou cargas de cigarros e agrotóxicos ilegalmente importados.

Além de Minas Gerais, também os estados do Paraná, Bahia, Tocantins e Maranhão também foram envolvidos. O contrabando, comércio e transporte de agrotóxicos descumprindo as exigências estabelecidas pode levar o criminoso a uma pena acima de 16 anos de prisão.

Valdir Barbosa
Valdir Barbosa
Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.