Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Exclusivo: BH ganhará prova da Stock Car

Prova deve ocorrer em circuito de rua no entorno do Mineirão em 2024

Categoria reúne nomes consagrados do automobilismo como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Nelsinho Piquet

Categoria reúne nomes consagrados do automobilismo como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Nelsinho Piquet

Stock Car / Instagram

Belo Horizonte deve entrar, no próximo ano, no calendário da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional.

O advogado mineiro e ex-presidente do Atlético Sérgio Sette Câmara acaba de assinar um acordo com a organização do evento para realizar a corrida em BH por cinco temporadas.

Com nomes conhecidos do automobilismo mundial como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Nelsinho Piquet a Stock Car atrai grandes patrocinadores e ótimo público em doze provas anuais. Além disso conta com bom apelo de mídia, com transmissões na Band e SporTV.

Leia mais notícias no portal da Itatiaia!

A ideia inicial é que a prova seja disputada num circuito de rua, no entorno do Mineirão, na Pampulha, cartão postal de BH e patrimônio da humanidade.

A estrutura do estádio já foi visitada pela organização do evento e previamente aprovada. No entanto são necessárias várias obras de adaptação na região. Projetistas da Stock Car preparam o projeto executivo e de engenharia para montagem do projeto da pista e da infraestrutura necessária para prova.

Na tarde de ontem o projeto foi apresentado ao Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, a Secretária de Esportes, Adriana Branco e ao Presidente da Câmara, Gabriel Azevedo. Segundo os organizadores, o poder público de Belo Horizonte recebeu bem a ideia e deu sinal verde para o projeto.

A estimativa é de um investimento privado de 15 milhões de reais para a realização do evento. Além de camarotes e áreas vip, a previsão é de um público entre 70 e 100 mil expectadores em arquibancadas que, pelo projeto inicial, serão montadas no entorno do Estádio e na esplanada do Mineirão.

A expectativa é que a primeira prova em BH componha o calendário de 2024 da Stock Car, sendo realizada entre agosto e setembro do próximo ano.

Laço com o automobilismo

Sérgio Sette Câmara tem longa relação com o mundo da velocidade. O filho do ex-presidente do Atlético, Serginho Sette Camara é piloto da Fórmula E, categoria de peso do automobilismo mundial.

O piloto brasileiro figura nos últimos anos como um dos principais nomes do automobilismo no Brasil.

Frequentador assíduo das corridas e entusiasta do esporte, Sette Camara se aproximou dos organizadores da Stock Car e assinou um acordo válido por cinco temporadas.

Entusiasmado com o projeto, o ex-presidente do Galo convidou para sócio Emanuel Júnior, conhecido promotor de eventos de BH, com longa história no Axé Brasil.

“A ideia é dar a Belo Horizonte um evento de primeiro mundo. Mais que uma corrida, uma experiência, como já acontece lá fora. Shows, eventos, oportunidade de relacionamento e negócios”, destaca Sette Câmara.

Por que Mineirão?

Os organizadores da Stock Car em BH pensaram em dois locais para o circuito. A região da cidade administrativa e o entorno do Mineirão. Mas a área aprovada é o gigante da Pampulha. Além da estrutura do estádio, as avenidas do entorno tem características apropriadas para a prática do automobilismo.

Aliás, ali já foi pista para apaixonados pela velocidade em BH, em meados dos anos 1970.

Com o projeto a Pampulha pode se reencontrar, em 2024, com o ronco dos motores, levando as imagens de BH para mais de 100 países do mundo.

Apresentador do programa Bastidores | Informações exclusivas e opiniões fortes sobre o Esporte
Leia mais