Belo Horizonte deve entrar, no próximo ano, no calendário da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional.
O advogado mineiro e ex-presidente do Atlético Sérgio Sette Câmara acaba de assinar um acordo com a organização do evento para realizar a corrida em BH por cinco temporadas.
Com nomes conhecidos do automobilismo mundial como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Nelsinho Piquet a Stock Car atrai grandes patrocinadores e ótimo público em doze provas anuais. Além disso conta com bom apelo de mídia, com transmissões na Band e SporTV.
Leia mais notícias no portal da Itatiaia!
A ideia inicial é que a prova seja disputada num circuito de rua, no entorno do Mineirão, na Pampulha, cartão postal de BH e patrimônio da humanidade.
A estrutura do estádio já foi visitada pela organização do evento e previamente aprovada. No entanto são necessárias várias obras de adaptação na região. Projetistas da Stock Car preparam o projeto executivo e de engenharia para montagem do projeto da pista e da infraestrutura necessária para prova.
Na tarde de ontem o projeto foi apresentado ao Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, a Secretária de Esportes, Adriana Branco e ao Presidente da Câmara, Gabriel Azevedo. Segundo os organizadores, o poder público de Belo Horizonte recebeu bem a ideia e deu sinal verde para o projeto.
A estimativa é de um investimento privado de 15 milhões de reais para a realização do evento. Além de camarotes e áreas vip, a previsão é de um público entre 70 e 100 mil expectadores em arquibancadas que, pelo projeto inicial, serão montadas no entorno do Estádio e na esplanada do Mineirão.
A expectativa é que a primeira prova em BH componha o calendário de 2024 da Stock Car, sendo realizada entre agosto e setembro do próximo ano.
Laço com o automobilismo
Sérgio Sette Câmara tem longa relação com o mundo da velocidade. O filho do ex-presidente do Atlético, Serginho Sette Camara é piloto da Fórmula E, categoria de peso do automobilismo mundial.
O piloto brasileiro figura nos últimos anos como um dos principais nomes do automobilismo no Brasil.
Frequentador assíduo das corridas e entusiasta do esporte, Sette Camara se aproximou dos organizadores da Stock Car e assinou um acordo válido por cinco temporadas.
Entusiasmado com o projeto, o ex-presidente do Galo convidou para sócio Emanuel Júnior, conhecido promotor de eventos de BH, com longa história no Axé Brasil.
“A ideia é dar a Belo Horizonte um evento de primeiro mundo. Mais que uma corrida, uma experiência, como já acontece lá fora. Shows, eventos, oportunidade de relacionamento e negócios”, destaca Sette Câmara.
Por que Mineirão?
Os organizadores da Stock Car em BH pensaram em dois locais para o circuito. A região da cidade administrativa e o entorno do Mineirão. Mas a área aprovada é o gigante da Pampulha. Além da estrutura do estádio, as avenidas do entorno tem características apropriadas para a prática do automobilismo.
Aliás, ali já foi pista para apaixonados pela velocidade em BH, em meados dos anos 1970.
Com o projeto a Pampulha pode se reencontrar, em 2024, com o ronco dos motores, levando as imagens de BH para mais de 100 países do mundo.