Ouvindo...

Times

Exercícios para uma vida melhor

Quatro palavras sintetizam exercícios essenciais para uma vida melhor

Saúde e paz, amados e amadas de Deus!

Silêncio, escuta, celebração e contemplação, eis quatro palavras que sintetizam exercícios essenciais para uma vida melhor. Vivemos um tempo de muita reatividade e de desatenção. As pessoas agem impulsivamente, brigam, revidam, agravando conflitos, seja na intimidade do lar, na família ou mesmo nas guerras que dizimam nações. São sintomas de uma reatividade danosa, de um agir por impulso que apenas alimenta destruição.

Diante das muitas situações da vida, não reaja impulsivamente. Procure viver mais o silêncio, a escuta, a celebração e a contemplação, práticas ensinadas na Igreja, escola de espiritualidade, para conquistar uma vida mais serena. Precisamos buscar agir guiados pelo Espírito Santo. Assim, ser presença amorosa em um mundo adoecido, para curá-lo. O silêncio, a escuta, a celebração e a contemplação aproximam-nos de Deus.

Façamo-nos próximos do Pai, seguindo o exemplo de Maria, Nossa Senhora da Piedade, Mãe Padroeira de Minas Gerais. Ela cultivou nobre sabedoria escutando Deus, contemplando os ensinamentos de Jesus, em silenciosa humildade. Celebrou a ressurreição de Cristo e subiu ao Céu. Maria, a discípula exemplar, interceda e guie seus passos. Cristo Jesus abençoe a sua vida e a sua família.

Fraterno abraço.

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.
Leia mais