Mercado de pizzarias cresce 11% em operações em Minas
Estado registra abertura de novas unidades e supera o ritmo de crescimento de São Paulo com destaque para a expansão em cidades de pequeno porte

Levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) mostra que Minas Gerais atingiu 3.514 estabelecimentos em funcionamento no ano passado, uma alta de 10,78% em relação aos 3.172 registrados em 2024. O presidente da entidade, Gustavo Cardamoni, destaca que o desempenho mineiro superou a variação de 8,3% de São Paulo no período. Com a capital Belo Horizonte liderando o ranking estadual com 602 unidades, o setor aposta na relevância das cidades pequenas para manter a trajetória de crescimento nos próximos anos.
Entenda por que Minas cresce acima da média nacional
São Gonçalo do Rio Abaixo atrai novas indústrias e vira polo químico
Através do plano Próspera+, São Gonçalo do Rio Abaixo consolidou em 2025 a chegada de cinco grandes empresas de setores como alimentos e química, todas sem vínculo com a mineração. A prefeitura destinou 15% do orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para incentivos, oferecendo isenção de IPTU, descontos no ISSQN e programas de crédito. Com cinco distritos industriais em diferentes fases de ocupação e parcerias com Senai e IFMG, a cidade aproveita sua conexão pelas rodovias BR-381 e MG-434 para atrair mão de obra qualificada e novos investimentos estruturantes.
Veja os detalhes do plano que busca reduzir a dependência da mineração
Uso de IA cresce, mas segurança e governança são desafios para empresas
Levantamento da Pintec Semestral 2024 mostra que 41,9% das indústrias brasileiras já utilizam inteligência artificial, um salto expressivo frente aos 16,9% registrados em 2022. Apesar dos ganhos de produtividade, a especialista Elisângela Menezes alerta que a falta de governança pode expor informações estratégicas e ativos de propriedade intelectual. O uso de modelos generativos por colaboradores exige políticas claras para evitar que dados confidenciais sejam armazenados por plataformas externas ou utilizados no treinamento de sistemas globais.
Entenda os principais riscos de compartilhar dados estratégicos
Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.
Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais
