Ouvindo...

Times

Transformando ideias em realidade: o nascimento do Google em Belo Horizonte

Berthier Ribeiro Neto conta um pouco da sua trajetória empreendedora e destaca pontos importantes para quem quer seguir esse caminho

A jornada empreendedora no setor de tecnologia é repleta de desafios e momentos decisivos. A verdade é que a construção de uma empresa de tecnologia no Brasil requer muito mais do que uma simples ideia.

Quem sabe bem disso é Berthier Ribeiro Neto, que atua há 19 anos no Google Brasil. Atual diretor de engenharia da gigante da tecnologia, ele deve deixar o cargo em breve e aproveitou a participação no Minas Summit, evento que aconteceu no último mês em Belo Horizonte, para relembrar os processos no desenvolvimento de uma startup no Brasil, destacando a importância de inovação, paixão e resiliência.

Startups de tecnologia começam com uma ideia, um protótipo e uma grande paixão. Exemplos icônicos, como HP, Microsoft, Yahoo, Google e Facebook, demonstram que a criação de valor não é apenas sobre inovação, mas também sobre a execução eficiente dessa inovação.

Leia também

Ribeiro Neto enfatizou que a criação de valor está em desenvolver produtos ou serviços pelos quais as pessoas estão dispostas a pagar ou, ao menos, prestar atenção. Ele exemplificou com Steve Jobs e o iPod, contrastando com o fracasso do Google Glass. “O problema é que as pessoas não querem isso”, diz ele, referindo-se à ideia de Sergey Brin de colocar câmeras em óculos.

Além de uma ideia representativa e atrativa, a execução é crucial. Berthier ressalta que a ideia é a parte mais fácil. Transformar o que foi pensado em um produto, e esse produto em uma marca e tocar a empresa, isso, sim, requer anos de trabalho duro e dedicação.

O fato é que o sucesso de uma startup está intrinsecamente ligado à liderança do empreendedor: “Os melhores empreendedores têm uma compreensão profunda dos seus produtos e processos. Sabem o que estão fazendo, o que é que eles estão criando”, afirma Ribeiro Neto. “O empreendedor é tão vital que, sem o empreendedor, sem o elemento que empreende, aquele que está disposto a transformar o protótipo num produto, o produto numa empresa, e executar a empresa, ações de sucesso são basicamente nulas”, ressalta.

Para explicar sobre a experiência de Berthier na criação de novos negócios, vale voltar um pouco no tempo. Em 1999, junto com outros professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Berthier desenvolveu o projeto “Sistemas de Informação em Ambientes Móveis”, que resultou na criação de uma máquina de busca chamada TodoBR. Em 2000, a startup Akwan foi fundada, financiada com poupança de professores e dois investidores.

Leia mais:

A Akwan desenvolveu soluções corporativas para empresas como UOL e Banco Real. Em 2004, o Google notou o potencial da Akwan e, em 2005, adquiriu a empresa. “O Google viu um grupo de engenheiros que nasceram na academia, criaram uma empresa de busca, sobreviveram e estavam fazendo negócios quatro anos mais tarde”, relembra Ribeiro Neto.

A jornada de Ribeiro Neto e a história da Akwan ilustram a complexidade e o potencial das startups de tecnologia no Brasil. A combinação de inovação, paixão, execução e sorte pode transformar uma ideia em uma empresa de sucesso, mesmo em um ambiente desafiador. A web, com sua liberdade de publicação, continua a ser uma plataforma crucial para novas ideias e negócios, moldando o futuro do empreendedorismo tecnológico.

Minas Summit 2024

Essa jornada, apresentada pelo próprio Berthier, aconteceu na 2ª edição do Minas Summit, realizada pelo Grupo FCJ, o Órbi Conecta e o San Pedro Valley nos dias 26 e 27 de junho de 2024.

Superou todas as expectativas: foram quase 10 mil participantes durante os dois dias, mais de 1,5 mil representantes de diversas startups de todo o Brasil, grandes corporações, mais de R$ 50 milhões gerados em novos negócios e a presença de entidades públicas, como o governador do Estado. Com cerca de 80 horas de conteúdo, 300 painelistas e 6 palcos simultâneos, o Minas Summit se consolidou como um dos maiores eventos de inovação do país.


Participe dos canais da Itatiaia:

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais