Itatiaia

Ministro da Educação de Lula descarta possibilidade de disputar a presidência em 2026

Camilo Santana ganhou força após eleger único prefeito petista para uma capital, Fortaleza (CE)

Por
Ministro Camilo Santana durante Reunião do G20 em Fortaleza.jpg
Ministro Camilo Santana durante Reunião do G20 em Fortaleza • Angelo Miguel/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), descartou a possibilidade de disputar a presidência da República em 2026. Santana é tido como um dos nomes, entre petistas, para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Eu tenho um mandato de senador, são 8 anos ainda. Não tenho pretensão de disputar nada em 2026", respondeu o ministro durante entrevista no G20 Educação, em Fortaleza, nesta quarta-feira (30).

Com mandato de senador até 2030, o ministro já foi governador do Ceará e turbinou seu nome com a conquista das últimas eleições municipais. Depois de campanha intensa, Camilo Santana conseguiu eleger o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), único prefeito petista eleito para uma capital.

Leitão venceu o bolsonarista André Fernandes (PL) em uma eleição disputadíssima com o placar de 50,38% contra 49,62%. Com o resultado, Fortaleza é a única capital que estará partidariamente alinhada ao governo federal nos três níveis de comando: prefeitura, governo do estado e União. De acordo com Camilo Santana "é a primeira vez", que isso acontece no estado.

Na última terça-feira (29), o ministro cancelou compromissos do G20, em Fortaleza, após ser chamado pelo presidente Lula em Brasília, para uma reunião com o prefeito eleito Evandro Leitão. Segundo o ministro, "Lula queria parabenizar pessoalmente o prefeito".

Por

Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte