O CEO da Metrô BH, Cláudio Andrade, que comanda a empresa controladora do sistema metroviário da região metropolitana, afirmou que membros da concessionária vão para a China embarcar o primeiro trem das 24 composições que vão ser entregues até o ano que vem. A expectativa é que os testes já tenham início em dezembro deste ano e comecem a operar no primeiro semestre de 2026.
“A nossa meta, já pactuada com o governo: Os trens que estavam previstos para serem entregues em 2028 serão entregues em 2026, dois anos antes do que estava previsto. O primeiro deles, a gente vai para a China agora em outubro para poder embarcar o trem, já chega aqui em dezembro para testes. Em junho do ano que vem, depois de um acordo que nós fizemos, a gente entrega quatro trens novos em operação, até o fim de 2026, 10 trens novos em operação, mas todos os 24 trens já estarão aqui no Brasil”, pontuou.
A fala ocorreu durante um painel com representantes de empresas e órgãos públicos voltados à mobilidade e integração metropolitana, no evento Infra Business 2025, que acontece no Expominas, região oeste de Belo Horizonte, e termina nesta quinta-feira (14).
Ainda segundo Cláudio, os atuais trens que ainda rodam nas linhas do metrô vão ser ‘aposentados’. Todas as composições vão ser substituídas.
“Nós vamos aposentar os 25 trens, que nós temos desde a década de 80, são nossos heróis aí que já estão há bastante tempo em operação e vamos substituir por 24 novos trens que virão da China, de altíssima qualidade. Nós temos quatro especialistas na China acompanhando toda a parte de fabricação dos trens”, completa.
Obras em andamento
As obras das estações da linha 2 do metrô, que estão acontecendo, que fazem parte da expansão até a região do Barreiro, vão ficar prontas em 2026, antes da previsão inicial que era 2028. As primeiras a serem entregues vão ser as estações Nova Suíça e Amazonas.
As outras cinco estações que compõem a Linha 2 do metrô e vão até o Barreiro seguem com previsão de término em 2028.