A primeira parte das
A área superior do espaço, onde fica um monumento, um letreiro e uma cruz, já estará disponível ao público no mês de agosto, já o restante da obra deve ser concluído no mês de dezembro. Uma das novidades da nova praça será a instalação de uma escultura do papa João Paulo II, que visitou o espaço na década de 80, e acabou dando nome ao local.
O espaço está fechado desde fevereiro de 2024 para substituição de 330 mil pisos cerâmicos, reforma de bancos, ampliação da área de lazer e integração da rua que dividia a parte inferior, a transformando em uma alameda sem a passagem de carros e destinada apenas para os frequentadores da praça.
O investimento total na revitalização é de R$ 11,1 milhões. “Estamos tratando essa reforma com muito carinho, todos os detalhes dessa reforma. Tudo está sendo melhorado. A Praça do Papa tem uma história com a cidade, quem é de BH já passou por aqui ou passa por aqui, porque é uma das mais lindas vistas, se não for a mais linda vista de BH”, disse o prefeito.
Confira:
Atrasos na obra
Iniciada em fevereiro de 2024, o primeiro prazo para entrega da reforma era em dezembro daquele ano. Após um impasse com a fornecedora das cerâmicas especiais, que não podem fugir do padrão do projeto original, acabou provocando adiamento para junho deste ano. Com o impasse ainda não resolvido, no mês passado, o prazo foi adiado novamente para dezembro.
“Viemos fazer uma visita às obras. Muito se fala da inauguração, lembramos que ela é tombada, o piso é tombado, e por causa disso tivemos um atraso na obra. A empresa que fornece o piso é uma só e teve que parar o maquinário dela. Então tivemos que aguardar para colocar esse piso. A expectativa é entregar a parte de cima nos próximos meses, ou no próximo mês, em agosto. E entregar toda a praça até o final do ano”, afirmou Damião.