Uma mineira da cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, vive a sensação de ser mãe pela terceira vez. Beatriz Bárbara tem 63 anos e teve Caio em março, após a menopausa e uma laqueadura: “Era quase impossível”, diz Bárbara. A história dela foi contada no programa Fantástico deste domingo (6).
Beatriz já tinha dois filhos, atualmente com 40 e 43 anos, mas se casou novamente com Éder, de 35 anos, e o casal resolveu viver o sonho da maternidade. “Eu já tinha passado pela menopausa e por uma laqueadura. Então, essa possibilidade de ter filho, para mim, era quase impossível”, descreveu Beatriz ao Fantástico.
Ela engravidou por fertilização in vitro, com um óvulo de uma doadora jovem e o sêmen do marido.
Beatriz diz ser alvo de preconceito e de comentários maldosos. “Falam que é egoísmo, que a gente vai morrer, vai faltar, vai deixar o filho sem mãe. Mas a gente não sabe dos planos de Deus; já que Ele me deu esse bebê, Ele vai deixar a gente conviver por bom tempo. E eu penso que isso vai ser até um motivo para eu cuidar mais de mim, da minha saúde e ter uma longevidade maior”, conta.
Envelhecimento
O Brasil é um dos países que mais envelhecem no mundo. O número de idosos dobrou de 2000 a 2023. Pela primeira vez, o país tem mais idosos do que jovens entre 15 e 24 anos. Até 2030, a projeção é que o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de crianças e adolescentes.