Filho de Ildeu Bretas de Assis, fundador da rede de supermercado Bretas, o empresário Ismael Bretas diz que o legado deixado pelo pai vai muito além da área empresarial.
O corpo de Ildeu é velado na manhã desta quinta-feira (26) em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas.
Em 1954, aos 24 anos, Ildeu fundou, na cidade de Santa Maria de Itabira, a Rede Bretas, que se tornaria uma das maiores no ramo de supermercados do país. Além da carreira empresarial de sucesso, se dedicou à ação social sempre ao lado da esposa, dona Ivone Duarte de Assis, com quem foi casado por mais de 70 anos. Ildeu deixa a esposa, oito filhos, onze netos e seis bisnetos.
“Tudo que era social ele e minha mãe estavam juntos lá. Minha mãe tinha as ideias e meu pai executava. Só ele é um cara dinâmico que fez diferença nessa vida”, diz o filho.
Prefeito
Ildeu nasceu em Santa Maria de Itabira, onde foi prefeito por duas vezes e responsável por grandes obras na cidade. “Ele era muito temente a Deus e fez todas as obras da cidade, hospital, escola, pontes, todas as obras”, disse.
Nota
Em nota, a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira lamentou ‘profundamente o falecimento de Ildeu Bretas de Assis, ocorrido nesta quarta-feira (25)’
‘Sua trajetória foi marcante para o desenvolvimento de nossa cidade. Como Prefeito, Ildeu Bretas governou o município por dois mandatos (1959-1962 e 1973-1976). Foi um dos primeiros prefeitos após a emancipação político-administrativa, desempenhando um papel fundamental na organização da administração pública local”, diz trecho do texto.
“Além de sua relevante atuação política, Ildeu Bretas foi um empresário atuante, contribuindo significativamente para o crescimento e desenvolvimento econômico de Santa Maria de Itabira, tornando-se referência entre as personalidades que impulsionaram o progresso do município. Neste momento de pesar, a Prefeitura se solidariza com familiares e amigos, honrando a memória de um homem cuja dedicação e compromisso deixaram um legado inestimável para Santa Maria de Itabira”, conclui.