Ouvindo...

Febre maculosa: Caeté, na Grande BH, suspende aulas para dedetizar escolas

Medida preventiva vale até a próxima segunda-feira; cidade tem duas mortes confirmadas

Medida preventiva da prefeitura da terminar na próxima segunda-feira (6)

As aulas nas 17 escolas da rede pública de Caeté, cidade da Grande BH, estão suspensas até a próxima terça-feira (7). O prefeito Alberto Pires (Avante) informou à Itatiaia, nesta quinta-feira (2), que a medida foi tomada para a dedetização das escolas, em razão dos casos de febre maculosa registrados na cidade, que já contabiliza duas mortes causadas pela doença.

Ainda conforme Alberto, o processo de dedetização será concluído na próxima segunda-feira (5), com o retorno normal das atividades no dia seguinte.

O prefeito informou também que a cidade tem 54 casos notificados, sendo 28 descartados, 18 em investigação e 28 aguardando resultados de exames.

A febre maculosa

Segundo informações do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela é transmitida pela picada de um carrapato. A doença tem como agente etiológico uma bactéria do gênero Rickettsia. Duas espécies estão associadas a quadros clínicos da doença:

  • Rickettsia rickettsii, que causa quadros mais graves;
  • Rickettsia parkeri, mais comum em ambientes de Mata Atlântica e que produz quadros menos graves.

Sintomas da febre maculosa

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares (mialgia);
  • Dores nas articulações (artralgia);
  • Náuseas e vômitos.
Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa