A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) realizou, nesta quinta-feira (25), a retirada de resíduos no Córrego Ferrugem, localizado na Avenida Palestina, no bairro Madre Gertrudes, Região Oeste de Belo Horizonte. A medida faz parte das ações de prevenção contra alagamentos na Avenida Tereza Cristina, um dos pontos mais críticos da cidade em época de chuva.
Moradores aprovam a limpeza, mas cobram colaboração
Quem passa diariamente pela região afirma que a ação pode ajudar, mas reforça que o descarte irregular de lixo continua sendo o maior problema.
“O serviço dá uma ajudada, mas quem tem que colaborar mesmo é o morador. Aqui a gente vê de tudo, até guarda-roupa jogado no córrego. Isso atrapalha muito quando a chuva vem”, contou Arthur Luiz, chapeiro que trabalha na região.
SLU alerta sobre descarte correto de resíduos
De acordo com Érica Santos Rezende, chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, as limpezas nos córregos são intensificadas nesta época do ano, mas precisam da colaboração da população.
“Definitivamente, o leito dos córregos não é o local adequado para jogar nenhum tipo de resíduo. Temos uma unidade de recebimento de pequenos volumes a pouco mais de um quilômetro daqui, que recebe gratuitamente móveis velhos, por exemplo”, explicou.
Segundo ela, além dos móveis, a população deve respeitar os pontos corretos para cada tipo de lixo: o domiciliar deve ser colocado no coletivo e os objetos de maior porte devem ser levados até as URPVs (Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes).