Ouvindo...

Bacia B3 é concluída e entregue para conter água da chuva em Contagem

Bacia tem capacidade para reter aproximadamente 103 milhões de litros

Bacia B3 de contenção, em Contagem

A bacia B3, onde ficava a Vila PTO, em Contagem, na Grande BH, foi concluída e entregue, nesta segunda-feira (18), para conter a água da chuva.

De acordo com a prefeitura, a obra foi fruto da articulação da gestão municipal com o governo de Minas, que aplicou parte do dinheiro que veio do acordo da tragédia de Brumadinho - R$ 21 milhões -, e de R$ 7 milhões do caixa do município.

A bacia tem capacidade para reter aproximadamente 103 milhões de litros de água, reduzindo a velocidade e normalizando a vazão, evitando que ela suba muito e atinja ruas, moradias e comércios.

Ela se junta à B2, da rua Rio Volga, no bairro Riacho, que está apta a receber a capacidade máxima de água e a B4, na antiga Vila Itaú, que está em construção e deve ser entregue no início do próximo ano.

“Com a entrega dessas duas bacias já prontas, juntamente com a B4 que está em construção mas já opera com 90% da capacidade, os problemas com os efeitos das chuvas já serão bem mais brandos nesse próximo período chuvoso. A gestão municipal não tem poupado esforços para resolver essa questão das enchentes, seja com as bacias ou com as obras de drenagem, para dar mais segurança e tranquilidade para os contagenses”, disse a prefeita, Marília Campos.

“Com a conclusão da bacia B3 e os avanços na B4, a gente já chega agora no próximo período de chuva muito mais bem preparado, podendo evitar tragédias como as que a gente viu aqui mesmo em 2019. Esse é um problema que vai ficar no passado”, reiterou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza.

Obras contra as enchentes

Além da construção das B2, B3 e B4, estão previstas para iniciar ainda no próximo ano mais duas bacias, nos locais onde estão as vilas Samag e Jardim Eldorado (antiga Marimbondo).

As obras da avenida Maracanã, na região Sede, unem drenagem, urbanização e grandes impactos positivos na mobilidade em apenas um projeto. O primeiro trecho da avenida, com aproximadamente 1,5 quilômetro, deve ser entregue ainda este mês, beneficiando milhares de pessoas. O mesmo pode-se dizer da avenida Pio XII, no bairro Água Branca, executada para reduzir as inundações que ocorriam.

“A Prefeitura de Contagem trabalha todo dia para garantir que a população esteja segura, que tenha mais qualidade de vida e que possa desenvolver suas atividades sem sofrer com os efeitos das chuvas. As obras vão continuar e esperamos que, nesse próximo período chuvoso, o cenário seja mais tranquilo para todos”, concluiu Marília.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.