A Petrobras anunciou, nessa segunda-feira (2), redução de 17 centavos no preço do litro da gasolina, medida que entrou em vigor na manhã desta terça-feira (3). No entanto, os consumidores em Belo Horizonte ainda não observaram alterações nos preços nas bombas dos postos de combustíveis.
A reportagem da Itatiaia percorreu postos da capital e constatou que os preços permanecem inalterados. Donos de postos explicaram à reportagem que é necessário que o combustível mais barato chegue nos reservatórios para que uma nova nota fiscal seja emitida com o preço reduzido.
A Petrobras informou que a redução corresponde a 5,6% no preço para as distribuidoras. Espera-se que, considerando todas as taxas e o lucro dos postos, a redução possa chegar a 12 centavos na bomba para o consumidor final.
Preços atuais e expectativas
O preço médio da gasolina em Belo Horizonte está na faixa dos R$ 6, com alguns postos praticando preços mais baixos,
Marconi Silva, motorista entrevistado na reportagem, expressou suas expectativas: “Espero que essa redução reflita nos postos e nas bombas. Muitas vezes, quando aumenta, o aumento acontece até um pouco antes da Petrobras anunciar. Espero que continue reduzindo cada vez mais”.
O motorista também ressaltou a importância dessa redução para a economia como um todo: “Nosso principal modal de transporte é o rodoviário. É tão importante a redução da gasolina, diminui o frete. Espero que os outros produtos também venham a cair de preço, porque está difícil”.