Uma operação de grande escala está em andamento na região metropolitana de Belo Horizonte, visando combater a expansão do Comando Vermelho, uma das facções criminosas mais poderosas do Rio de Janeiro. A ação, conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), envolve centenas de agentes em diversos pontos da capital mineira e cidades vizinhas.
As autoridades estão cumprindo mandados de busca e apreensão, bem como ordens de prisão, em uma tentativa de frear a crescente da organização em território mineiro.
Leia também:
A presença do Comando Vermelho no estado tem sido motivo de preocupação para as autoridades locais. A facção é atuante no tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro, tem ganhado espaço em diversos pontos, como, por exemplo, no Conjunto Taquaril, na região Leste.
A investigação apurou, ao longo de mais de sete meses, um esquema criminoso com divisão de tarefas, estrutura hierarquizada e envolvimento direto em diversos homicídios.
Durante a ação, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão. A operação conta com a participação de aproximadamente 120 policiais civis.