Ouvindo...

BH registra sensação térmica de −6 °C nesta segunda (12); veja como fica a previsão

De acordo com a Defesa Civil, a previsão indica possibilidade de chuva isolada à tarde na capital mineira

Amanhecer no bairro Buritis, na região Oeste de BH

Belo Horizonte teve um amanhecer gelado nos pontos mais altos da cidade nesta segunda-feira (12). A sensação térmica chegou a −6 °C, e os termômetros marcaram 14,4 °C, às 6h, na estação Cercadinho, que fica na região Oeste da capital mineira, conforme a Defesa Civil.

Apesar do frio intenso, o recorde de 2025 não foi batido. A menor temperatura do ano ocorreu em 3 de maio, quando os termômetros marcaram 12,3 °C e sensação de 0,1 °C.

Conforme o Clima Tempo, a sensação térmica é a temperatura modificada pela ação do vento e da umidade do ar. A velocidade do vento é importante para se saber a sensação de frio, em dias de baixa temperatura.

O nível de umidade do ar é o principal fator que interfere na sensação de calor do corpo. Em geral, com a temperatura baixa e o ar muito úmido, a sensação de frio aumenta. Hoje, a velocidade do vento ultrapassou 73 km/h.

Veja o ranking dos dias mais frios do ano

  • 1º 12,3 - 3/5
  • 2º 12,8 - 4/5
  • 3º 13,3 - 8/4
  • 4º 13,5 - 2/5
  • 5º 13,8 - 5/5
  • 6º 14,2 - 6/5
  • 7º 14,4 - 12/5

Fonte: Defesa Civil de BH

Leia também

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva isolada à tarde. Na tarde de ontem (11), a região do Barreiro registrou precipitação.

A máxima estimada é de 25 °C.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.