A prefeita de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte,
Marília Campos (PT), visitou nesta segunda-feira (28) o centro materno infantil da cidade no bairro Novo Eldorado para acompanhar o atendimento a mães e crianças com
síndromes respiratórias agudas na cidade.
Em coletiva de imprensa, ela anunciou que, em função da grande quantidade de pacientes internados em estado grave, deve decretar, ainda hoje, estado de emergência em saúde pública para facilitar os trâmites burocráticos relacionados à pasta, como, por exemplo, a contratação de funcionários e a compras de insumos.
“
Visitamos as famílias, as crianças que estão internadas e são inúmeras. Nós tínhamos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Triplicamos e agora estamos com trinta leitos. Mesmo assim está sobrecarregado, não só o nível de internação está aumentando, como também o tempo de espera das crianças para serem atendidas”.
— disse a prefeita para a Itatiaia.
De acordo com Marília, a recomendação é que a população não deixe os sintomas, especialmente das crianças menores, se agravar para procurar atendimento médico. Ela também incentivou que as pessoas não deixem de
tomar as vacinas que estão disponíveis via Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos vacinando não só nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas também estamos nas escolas infantis. Começamos pelos pequenos”, informou a prefeita.
Estado de emergência em Betim
Em
Betim, também na Grande BH, a prefeitura decretou estado de emergência em saúde para o enfrentamento de síndromes respiratórias, especialmente no atendimento pediátrico.
Segundo o município, a medida foi tomada diante do cenário epidemiológico registrado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras regiões do país. A situação se agrava nas unidades de internação pediátrica do Hospital Regional de Betim e do Centro Materno-Infantil, que haviam atingido 100% da capacidade de leitos.