O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) atendeu a três ocorrências de afogamentos no Rio Paraopeba nesse domingo (16), sendo dois na zona rural de Curvelo e um em Papagaios, cidades da região central do estado.
O primeiro aconteceu por volta das 9h, na localidade de Cachoeira do Choro. Segundo testemunhas, um homem de 42 anos, estava nadando quando veio a submergir e não foi mais visto. Após algumas horas de buscas, o corpo da vítima foi encontrado no início da tarde, a aproximadamente 5 metros de profundidade. A perícia técnica compareceu para os trabalhos de praxe e o corpo foi removido pelo serviço funerário da região.
Leia também:
Já o segundo incidente ocorreu às 17h, na comunidade de Encontro das Águas, que fica a cerca de 10 km de Cachoeira do Choro. Dois familiares presenciaram o momento em que um pescador, de 77 anos, foi tentar retirar um anzol que estava preso no meio do rio e acabou se afogando. Até a última atualização desta reportagem o corpo do idoso não havia sido localizado, e os bombeiros continuam as buscas.
Após às 18h a corporação também foi acionada em uma fazenda da cidade de Papagaios. Testemunhas contaram aos militares que durante uma confraternização familiar, quatro crianças brincavam nas águas do Paraopeba quando começaram a se afogar. Duas delas conseguiram ser resgatadas por um dos adultos presentes, mas um menino de 10 anos e uma menina de 12, desapareceram nas águas. O padrasto das vítimas ainda tentou resgatá-las, mas não conseguiu localizá-las.
De acordo com um balanço divulgado pelo CBMMG, entre 1º de janeiro e 4 de março deste ano foram contabilizados 67 afogamentos, sendo 30 em janeiro, 28 em fevereiro e 9 em março até então.