O sistema Fecomércio MG, que reúne sindicatos patronais do comércio e de serviços, anunciou na tarde desta sexta-feira (7) uma iniciativa para acolher os mineiros deportados dos Estados Unidos.
Em coletiva de imprensa, o presidente do Fecomércio, Nadim Donato, informou que os repatriados que vão desembarcar hoje no Aeroporto de Confins poderão optar pelo acolhimento.
Com isso, eles serão levados para o Sesc Venda Nova, onde terão refeições e hospedagem por até três dias.
“Nós, aqui da Fecomércio, estamos preparados para receber acima de 100 pessoas.”
Os repatriados ainda poderão fazer cursos para recolocação profissional nas instituições do sistema.
“Essas pessoas têm o seu valor e elas serão muito bem acolhidas. Esses mineiros precisam retornar a Minas Gerais. Nós precisamos dessas pessoas para que elas possam constituir as suas empresas ou mesmo trabalhar num mercado que tá bem necessitado de mão de obra”, afirma o presidente do sistema Fecomércio MG.
Segundo a Fecomércio, a iniciativa surgiu a pedido do governador do estado, Romeu Zema (Novo). Porém, todos os custos da operação serão pagos pela entidade, e não pelo poder público.
Ainda durante a coletiva, Nadim Donato afirmou que a iniciativa serve como um “teste” e que, por isso, ainda não sabe se ela será repetida nos próximos voos de deportados.