O projeto Startup da Quebrada premiou em R$ 50 mil, o projeto Capu, do empreendedor Deylon Carlo. Ele foi um dos seis finalistas do projeto que desde outubro vem mentorando empresários de periferias para engrenar o negócio com apoiadores experientes na área da inovação.
Além de fornecer conhecimento prático, apoio financeiro e uma plataforma para o desenvolvimento de ideias inovadoras, o programa não apenas desafia as estatísticas, mas também redefine o panorama empreendedor. A fundadora do projeto, Franciele Sena ressalta a importância de valorizar as comunidades.
“A exclusão de certas comunidades do ecossistema empreendedor não apenas prejudica essas comunidades, mas também priva a economia de uma valiosa fonte de inovação e crescimento. O Startup da Quebrada surge como uma resposta a essa necessidade urgente de inclusão”, disse.
O vencedor, a CAPU conecta instituições de capoeira, eventos, capoeiristas/interessados e fornecedores. A missão da CAPU é fortalecer o cenário da capoeira, possibilitando o aumento de visibilidade e acesso à capoeira, além do fortalecimento econômico do cenário, e a permanência dessa cultura ancestral que foi uma das principais ferramentas de resistência do povo negro.
O pódio foi completado pelo aplicativo ‘Nuvem de Melhorias’, criado por Anderson Costa, sendo uma plataforma digital inovadora que conecta clientes a profissionais qualificados em diversas áreas, como pintura, mecânica, reparos residenciais e cuidados pessoais. Além da ‘Achievo’, criada por Maísa Morais e Julia Oliver, que é uma plataforma inovadora que utiliza inteligência artificial para ajudar professores a criar trilhas de aprendizagem que desenvolvam essas competências nos alunos.
A ferramenta permite acessar conteúdos alinhados à BNCC, como vídeos, quizzes e textos personalizados, promovendo o engajamento dos estudantes por meio de gamificação.
Como funciona
O Startup da Quebrada é um programa de pré-aceleração de startups de impacto social que visa promover o desenvolvimento e crescimento de jovens talentosos que possuem poucas oportunidades.
Dividido em quatro etapas – ideação, validação, criação e vendas –, o programa oferece palestras, workshops, rodas de mentorias e bancas avaliadoras, contando com a participação de especialistas de destaque no mercado.
A edição de 2025 já está confirmada, com a premiação de R$ 250 mil reais. Para mais informações, acessar o site: startupdaquebrada.com.br.