Uma
Imagens divulgadas pela Polícia Militar e por moradores do local mostravam o momento em que a mina desmorona. Veja na galeria acima. Durante uma inspeção diária na manhã deste sábado (7), foi detectada uma rachadura, que indicava um possível rompimento da mina. Dessa forma, todo o local foi evacuado, e as autoridades acionadas.
Por volta das 9h30, a pilha de rejeitos rompeu, e ocorreu o deslizamento. Não havia ninguém no local e os rejeitos atingiram somente uma oficina. Funcionários da segurança do local foram até o povoado de Casquilho, próximo à mina, para orientar moradores. Há a possibilidade de que outros deslizamentos ocorram.
A Defesa Civil estadual informou à Itatiaia que está com uma equipe em deslocamento até o local. A Defesa Civil da cidade foi contatada pela reportagem, mas ainda não retornou. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental também foram acionados. Será necessária a presença da perícia no local.
A Jaguar Mining, dona da mina, informou, em nota, que a empresa “está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local”. Leia a nota na íntegra:
“A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (7), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis.”