A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã desta quinta-feira (14), alerta de risco geológico forte para seis regionais da capital mineira. O aviso chega menos de 24 horas depois da chuva de 100mm que provocou estragos e inundações em diferentes pontos de BH.
“Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico forte nas regionais Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova até a próxima segunda-feira (18). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, diz trecho do comunicado.
A Defesa Civil destaca ainda manutenção preventiva de muros de imóveis particulares é essencial para evitar riscos de desabamentos. “Muros com rachaduras, inclinações, ou sinais de desgaste devem ser inspecionados e reparados, pois podem ceder e causar acidentes”.
Recomendações da Defesa Civil:
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
Outras recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas.
Dicas para manutenção de muros:
*Verifique Periodicamente: Faça inspeções regulares para identificar fissuras, rachaduras ou inclinações anormais;
Evite Acúmulo de Água: Garanta que a água da chuva escoe adequadamente, pois a infiltração pode enfraquecer a estrutura;
Conserte Fissuras: Pequenas rachaduras podem ser sinal de problemas maiores no futuro, por isso, trate-as com atenção;
Contrate Profissionais: Em caso de muros com danos aparentes, é recomendável consultar um engenheiro para avaliar a estrutura e recomendar medidas de reforço;
Evite Sobrecarga: Não coloque peso excessivo sobre o muro, como vasos ou outros objetos pesados, que podem comprometer sua estabilidade.