Ouvindo...

Previsão do tempo: calorão continua e termômetros podem chegar aos 32 °C em BH

De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas típicas da estação da primavera em boa parte de Minas Gerais

Calorão deve continuar em Belo Horizonte.

Nesta terça-feira (15), o dia em Belo Horizonte será de céu claro a parcialmente nublado. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 17 °C e a máxima de 32 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde, segundo a Defesa Civil Municipal.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo estável na maioria do estado de Minas Gerais. Todavia, em função do calor e da disponibilidade de umidade há possibilidade de chuvas típicas da estação da primavera, especialmente, no Triângulo Mineiro e noroeste na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás.

Nos próximos dias, o tempo voltará a ficar muito instável e chuvas fortes devem voltar a atingir boa parte do estado mineiro, devido à intensificação das áreas de instabilidade atmosféricas.

Em cidades como Divinópolis, no Centro-Oeste Mineiro, o céu deve ficar parcialmente nublado. A máxima será de 31 °C. Em Unaí, na região Noroeste do estado, os termômetros podem chegar aos 33 °C. Já em Montalvânia, no Norte de minas, o calorão deve bater os 37 °C.

Vale destacar, que a maior temperatura registrada em Belo Horizonte neste ano, foi 36,8 °C em 08/10/2024. No estado de Minas Gerais, a maior temperatura foi 42,8 °C registrada em Araçuaí em 09/10/2024.

Leia também

Previsão da Defesa Civil para Semana da Criança

Após dias seguidos com chuva, Belo Horizonte deve registrar calorão no decorrer desta Semana das Crianças. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital mineira, coronel Valdir Figueiredo, destaca pode voltar a chover em Belo Horizonte somente na quinta-feira (17). Mesmo assim, caso ocorra, não será como o volume registrado nos últimos dias.

“Nós não esperamos volumes significativos de chuvas para esses próximos três dias. Na realidade, podem acontecer pancadas isoladas em razão da umidade e do calor. Esperamos, sim, aumento de nebulosidade que podem causar instabilidade a partir de quinta-feira (17), mas não são volumes significativos que possam causar transtorno”, destacou o coronel em entrevista ao vivo na 1ª edição do Jornal da Itatiaia, nesta segunda-feira (14).

O coronel ressalta ainda que a previsão do tempo é monitorada permanente e pode sofrer mudança, mas reforçou que a previsão atual não indica chuva forte na capital mineira. “Acompanhamos essas evoluções do clima e não esperamos, até no próximo início de semana, pancadas e chuvas muito fortes. Mas é preciso acompanhar o que está acontecendo”, destacou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.