Com previsão de chuva para os próximos dias e
De acordo com a Defesa Civil Municipal, na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 21 °C e a máxima de 37 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 20%, à tarde. Se a temperatura de 37 °C realmente acontecer nesta quarta, será o dia mais quente do ano. Já que nesta terça-feira (8), os termômetros atingiram 36,8 °C, entre às 14h e 15h. No mesmo horário, a umidade relativa mínima do ar estava em 22%, a décima menor do ano.
O recorde anterior havia sido registrado no dia 3 de outubro,
Segundo o Climatempo, para Belo Horizonte, a previsão indica 10 mm de chuva na quinta (10), e até 20 mm na sexta (11) e mais chuva ao longo do final de semana, o que representa um alívio para a capital, que ficou há mais de cinco meses sem chuvas significativas. A expectativa é que a chuva se espalhe e traga uma trégua ao tempo seco, melhorando as condições em diversas áreas do estado.
Chuva em Minas Gerais
Além da falta de precipitação, as temperaturas têm sido extremamente elevadas. Vale destacar, que conforme a Defesa Civil, há um alerta para o calor e a baixa umidade do ar.
Mas apesar do calor, a expectativa é de que as chuvas retornem gradualmente a partir dos próximos dias, trazendo alívio à seca. A combinação de um cavado — área alongada de baixa pressão — e a chegada de uma frente fria na sexta-feira (11), favorece o aumento das chuvas em todo o estado. As precipitações devem começar a atingir Minas Gerais já nesta quinta-feira (10), com evolução ao longo da sexta-feira (11), sendo mais intensas na faixa central e leste do estado.
Calor intenso antes da chuva
O instituto relata ainda, que antes do retorno das chuvas, as altas temperaturas continuam predominando em Minas Gerais. A massa de ar quente que cobre o estado e mantém o calor extremo, reduzido os níveis de umidade, especialmente na região central, onde se encontra Belo Horizonte. A umidade relativa do ar deverá ficar abaixo de 30% nos próximos dias, aumentando a sensação de desconforto. Essa combinação de calor intenso e ar seco pode tornar a chuva, inicialmente, irregular e com volumes reduzidos em algumas áreas.